terça-feira, 15 de setembro de 2015

Apenas metade dos lares brasileiros tem acesso a Banda-larga e 2% ainda usam conexão discada!

Olá,
Muito já escrevemos aqui nestes últimos 6 anos, sobre a incapacidade das operadoras e dos poderes executivos dos municípios, estados e federal em prover a integração digital junto aos lares brasileiros.

Muitos ainda pensam que basta ter um celular ou um tablet já permite esta inclusão.
Nós do Blog KD A BANDA-LARGA? sempre afirmamos que a inclusão digital das famílias brasileiras está ligada diretamente a banda-larga fixa (fibra-ótica) instalada nas residencias da população, independente do bairro, cidade ou estado.

Hoje (15/09/2015), o portal UOL publica uma espantosa e verdadeira pesquisa sobre o tema: (http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/09/15/mais-de-32-milhoes-de-domicilios-brasileiros-nao-tem-acesso-a-internet.htm) .

Tomamos a liberdade de publicar trechos desta trabalho, onde pode-se identificar que ainda 2% dos lares brasileiros, o acesso é feito por discagem telefônica, ou seja, milhões de pessoas ainda ouvem o terrível barulhinho "prrrriiiiii, blooommm, hommm".

Vejam abaixo alguns dados copiados.

Grande abraço,

KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli

Portal UOL
Apenas 50% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet em 2014, segundo a 10ª edição da pesquisa TIC Domicílios, divulgada na manhã desta terça-feira (15) pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). O dado aponta um déficit de conectividade para 32,3 milhões de lares do país, que está ligado à classe social e à área de residência.


Na classe A, como aponta o estudo, a proporção de domicílios com conexão é de 98%. O índice cai para 82%, na classe B, e para 48%, na classe C. O resultado é ainda menor nas classes D e E. A internet está presente em apenas 14% dos lares dessas famílias.

Um déficit que não está ligado exclusivamente à questão de renda, mas também à falta de infraestrutura para acesso às bandas largas. Considerando as áreas urbanas, a proporção de domicílios com acesso à internet é de 54%, enquanto nas áreas rurais é de 22%. 

Chamada TIC Domicílios 2014, a pesquisa foi realizada em mais de 19 mil domicílios do país, entre outubro de 2014 e março de 2015, e tem o objetivo de medir o uso das tecnologias da informação e da comunicação dos brasileiros, o acesso individual a computadores e à internet, atividades desenvolvidas na rede, entre outros indicadores.

Alguns dados divulgados pela TIC Domicílios 2014

2% têm conexão discada
Número de domicílios com acesso internet que ainda usam a conexão discada. A banda larga fixa chega em 67% desses lares, enquanto o alcance da banda larga móvel é de 25%

55% usam internet
O percentual de brasileiros de 10 anos ou mais que são usuários de internet chegou a 55%, o que corresponde a 94,2 milhões de usuários.
---------------------------------------

Sinal ruim de internet? Só para relaxar...

Um momento de mistura entre a atual situação politica e a qualidade ruim do sinal de internet no Brasil... divirta-se! (Imagem obtida de enc...