sábado, 11 de junho de 2016

Lançamento do Livro Fotos Antigas de Santo André Pessoas, carros e lugares. Imagens Inéditas e Inesquecíveis da Cidade de Santo André!

Lançamento do Livro Fotos Antigas de Santo André  Pessoas, carros e lugares. Imagens Inéditas e Inesquecíveis da Cidade de Santo André!

Uma coletânea de registros fotográficos publicados por Andreenses, desde os anos 30, que ajudam a reviver histórias pessoais e fatos arquivados em nossas memórias.

Um modelo diferente de apresentar fotos antigas de Santo André, pois considera como fator principal a originalidade e os comentários feitos por membros da Rede Social.

Ideia originada do sucesso do Grupo Fotos Antigas de Santo André, na Rede Social do Facebook.

Autores: Luciano Malpelli e Reginaldo Pereira da Silva.

Livre download. Basta clicar na imagem ao lado direito deste blog, ou direto pelo link:
http://pt.slideshare.net/malpelli/livro-fotos-antigas-de-santo-andr-pessoas-carros-e-lugares-imagens-inesquecveis-da-cidade-de-santo-andr-1a-edio2016

Vale a pena conferir!



segunda-feira, 18 de abril de 2016

Falta acesso da internet fixa fibra-ótica em Indaiatuba/SP e no Brasil! Interesse de quem?

Olá,

Durante mais de um ano temos recebido comentários e perguntas sobre o porque não há cabeamento de internet fixa fibra-ótica ainda em muitos bairros da cidade de Indaiatuba/SP e hoje resolvemos voltar a este tema, tentando compartilhar também a nossa indignação.

Depois das desgastantes discussões e convencimentos feitos junto às operadoras deste serviço, como a NET, GVT e VIVO-Fibra, que nós iniciamos em 2009, época que criamos este BLOG, os moradores de Indaiatuba/SP conseguiram a oferta na cidade de uma internet fixa de qualidade, atingindo um número assustador de mais de 20.000 novas residencias, o que representaria cerca de 100.000 habitantes. 

Foi um enorme avanço, graças a participação EXCLUSIVA deste moderador e de milhares de comentários e acessos a esta página (hoje com quase 100.000).

Muito nos dói saber que, quanto mais a cidade cresce, menor são os interesses de aumentar a oferta deste serviço.

A pergunta que não quer se calar é essa: Porque não há pelo menos UM representante político interessado neste assunto? 

Aqui no KD A BANDA-LARGA?, milhares de seguidores de todo o Brasil tem postado e relatado reclamações e indignações sobre a falta da banda-larga fixa nos mais variados cantos deste país. Do Sul ao Norte! É crônico! Onde estão os investimentos prometidos? Onde estão os programas de banda-larga para todos? Como ajudar a todos?

Claro que a internet móvel chegou com muita força, o que facilitou o acesso por celular, etc. Isso foi e é muito bom, mas hoje, diferente de tempos atrás, este acesso agora também é caro e limitado, diferente do que é a internet fixa (até o momento, já que existem operadoras bloqueando ou reduzindo o acesso de clientes que ultrapassarem uma quantidade de Megabytes contratados. Se desejarem leiam mais sobre a NOVA FRANQUIA da internet fixa no link que deixamos ao final deste post).

Não estamos aqui fazendo apologia ao progresso ou ao assistencialismo gritante que se implantou no Brasil como algo permanente, mesmo porque vemos o reflexo disso no nosso dia-a-dia atual.

Continuamos sim na busca de mostrar, da forma que for possível (e difícil), que ter internet fixa banda-larga de qualidade em nossa residencia não é implorar, mas usar o direito da inclusão digital para a nossa família, pagando, e muito caro, por ela.

Hoje, por motivos familiares, fixamos residencia temporária em Goiânia/GO e aqui a reclamação é a mesma. 

Falta internet fibra-ótica fixa em milhares de residencias e em centenas de municípios mas, quando ela existe, é de qualidade abaixo do mínimo esperada. Chega a ser trágico-divertido a presença de dezenas de jovens em frente a residencias ou a estabelecimentos comerciais para "roubar wifi". Não vemos um exemplo melhor, ou pior.

Senhores prefeitos e vereadores (atuais e futuros), prestem atenção aos sinais da população de suas cidades. 

A quem interessa?

Grande abraço,
Luciano Malpelli
KD A BANDA-LARGA?

p.s: 
1) Façam os seus comentários, mas não deixem de colocar o seu nome.
2) Link da matéria publicada pelo portal OficinadaNet.com.br: 
https://www.oficinadanet.com.br/post/16386-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-polemica-franquia-de-banda-larga
3) Imagem: oficinadanet.com.br

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Levantamento do Instituto Ayrton Senna comparou dados do Censo 2014: 43% das escolas públicas têm banda larga, contra 80% das privadas.

43% das escolas públicas têm banda larga, contra 80% das privadas
Nº de escolas públicas equipadas é menor que o das privadas em 2008. Levantamento do Instituto Ayrton Senna comparou dados do Censo 2014.

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Em 2014, só metade das escolas de educação básica no Brasil tinham acesso à internet de banda larga, segundo um estudo feito pelo Instituto Ayrton Senna. De acordo com os dados, a porcentagem de escolas públicas nessa situação em 2014 era de 42,7%, taxa menor que a registrada seis anos antes pelas escolas particulares, de 48,8%.

No ano passado, na rede privada, 80,2% das escolas já tinham acesso à internet de alta velocidade. Os dados foram levantados a partir das últimas sete edições do Censo Escolar.

Segundo os números do Censo, o Brasil tinha um total de 149.098 escolas públicas e 39.575 escolas privadas de educação básica em 2014. Embora as escolas privadas representem 20,9% do total de escolas no país, elas respondem por 33,3% do total de escolas brasileiras com internet de banda larga.

É possível notar, a partir do levantamento, que o investimento público em banda larga privilegia os estudantes do ensino médio. Na divisão entre o ensino fundamental e o ensino médio, 79,4% das escolas públicas de ensino médio tinham banda larga em 2014, contra 90,8% das escolas particulares.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que considera que o número de alunos atendidos é o melhor indicador. “Ao contrário do que apresenta o estudo, o Brasil já atende 70% do total de alunos do ensino fundamental público, ou seja, mais de 16,8 milhões, e 84% dos estudantes do ensino médio público, o que representa 6,1 milhões de matrículas”, afirma o ministério.

“O governo federal trabalha para ampliar a quantidade de alunos e escolas atendidos pelo Programa Banda Larga nas Escolas, por meio do qual as operadoras de telecomunicações instalam uma conexão em alta velocidade e oferecem a ampliação periódica dessa velocidade para manter a qualidade e a atualidade do serviço durante a vigência da oferta, até 2025. O programa é resultado de uma parceria entre os ministérios da Educação e das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)”, informa o ministério.

Regiões
De acordo com o levantamento, em todos os estados do Brasil, a rede particular apresentou níveis de acesso à banda larga nas escolas mais alto do que as redes públicas. No caso das escolas públicas, em 16 dos 26 estados e do Distrito Federal a porcentagem de escolas públicas com banda larga representa menos da metade do total de escolas.

Já na rede particular, só no Amapá a porcentagem ficou abaixo de 50%. Nesse caso, só 25,4% das escolas privadas tinham banda larga em 2014, contra 6,3% das escolas públicas.

O Distrito Federal tinha, em 2014, a maior porcentagem de escolas públicas com acesso à internet de alta velocidade (88,9%), seguido de São Paulo, com 77%, e Mato Grosso do Sul, com 74,3%.

Investimento em internet móvel
O levantamento também pesquisou a porcentagem das escolas que contam com laboratório de informática para os estudantes. Nesse caso, o número é parecido entre as redes: na pública, 44,7% das escolas têm o equipamento. Na privada, a porcentagem foi de 45,3% em 2014, e caiu pela segunda vez consecutiva (a taxa mais alta de presença desse equipamento nas escolas particulares foi de 47,4%, registrada no Censo de 2012).

Mesmo assim, entre as escolas públicas que têm laboratórios de informática, cerca de um terço não conseguem realizar algumas atividades porque falta a internet de banda larga. De acordo com os dados, em 2014, 21.273 escolas das redes públicas brasileiras estavam nesta situação.

Para Mozart Neves Ramos, diretor de Articulação e Inovação do instituto, os números mostram que o investimento das escolas particulares está mais concentrado no campo dos smartphones e notebooks que podem ser usados dentro da sala de aula. “É um sinal de que a necessidade da banda larga é estratégica para desenvolver a aprendizagem no século 21, que não fica na aula tradicional do professor.” Segundo ele, o professor vai se transformar mais em tutor do que em um instrutor tradicional. “Será um indutor pela busca do conhecimento qualitativo.”

Na rede pública, em 2014 a porcentagem de escolas de ensino médio com laboratórios de informática (89,9% do total) já era maior que o de escolas particulares no mesmo nível de ensino (77,9% do total).

Para Ramos, nos próximos dois anos a rede pública deve ultrapassar a particular em número de laboratórios em todos os níveis. Porém, segundo ele, é fundamental investir no acesso à banda larga, pois em muitos locais a velocidade da internet é um limitante para o uso dos computadores.

“O laboratório ainda é importante, mas é necessário lembrar que a sala de aula mudou e a tendência do século 21 é um modelo híbrido de aprendizagem. A banda larga não é luxo, é a democratização do conhecimento. O notebook é o lápis do século 21″, disse Ramos.

Fonte: Portal G1 e Alagoas 24 horas.

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