domingo, 22 de junho de 2014

Modelo de Abaixo-assinado para instalação de Internet banda-larga a cabo de fibra-ótica no seu bairro

Olá,
Alguns internautas tem nos perguntado sobre como elaborar um abaixo-assinado para requerer os serviços de banda-larga e TV a cabo, via cabeamento de fibra-ótica para o seu bairro.
Existem muitas maneiras de se fazer isso, e todas são muito simples. Quanto mais prático melhor.
Na própria internet, existem muitos modelos virtuais, mas cá entre nós, como usar destas ferramentas se o que queremos é ter a conexão de banda-larga?
Por isso, resolvemos postar aqui um modelo elaborado em Word, que impresso em uma folha A4, serve muito bem para o objetivo, que é fornecer informações confiáveis para que as operadoras oficiais conheçam melhor quem e onde é possível investir com retorno garantido.
Para que este documento torne-se útil, deve ter o nome e endereço completos do assinante, seu documento pessoal, telefone, data e assinatura, preferencialmente legível.
Depois é escanear e entregar às operadoras através de um oficio.
O blog KD A BANDA-LARGA? fica à disposição dos moradores para direcionar aos representantes das empresas. 
Para isso, basta enviar as folhas assinadas para o email: kdabandalarga@gmail.com, com os dados pessoais do remetente.
Grande abraço,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli


22 comentários:

  1. Legal a iniciativa, gostaria de saber se a uma cota de assinatura para o baixo assinado?

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma dúvida se eu fizer esse abaixo-assinado teremos que arcar com os gatos para que o cabeamento seja feito no condomínio?,moro em prédio CDHU onde infelizmente é conhecida como área de risco,e eles dizem que temos que aguardar a cobertura sendo que provavelmente nunca vão querer cabear nada por iniciativa própria por aqui,esse abaixo-assinado é a minha única esperança de sair do Vivo Speedy de 2Mb. Adsl ,por sem um conjunto de condomínios precisamos que todos se reunam em prol disso certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando!
      Esta é uma pergunta muito interessante e por isso vamos responde-la separadamente:

      1) Se fizermos o abaixo-assinado teremos que arcar com os gastos do cabeamento?
      R: Não! As operadoras já tem um valor reservado para este tipo de risco que você sutilmente passou. Como é uma operação comercial, ou seja, as operadoras implantam um serviço para vender aos moradores, todos os custos de instalação externa são deles. Os usuários que contratarem os serviços pagarão apenas os gastos relativos à instalação dentro de sua residencia (muitas operadoras não cobram esta fase).

      2) Este abaixo-assinado é a minha única esperança;
      Toda empresa tem um planejamento de expansão, muitas vezes relacionadas com o custo X benefício ou a situação econômica do país, que pode dar margens a inadimplência (aumentar o calote do clientes) e isso também impede a expansão. Ocorre que, pela nossa experiencia, um abaixo-assinado, com nome endereço e telefone de contato, já dá às operadoras uma certeza de há clientes já prontos para comprar os seus serviços, sem necessidade de muita campanha comercial e maiores despesas neste local.

      Sugerimos que verifique também se há um sindico neste condomínio e que ele esteja disponível a aceitar a chegada de outras operadoras. Já tivemos casos em que as operadoras eram bloqueadas já no primeiro contato (na portaria).

      Por final, após a coleta das assinaturas, tire um cópia e leve pessoalmente até os escritórios das operadoras que tem cidade (GVT e NET). Fale com direto com os gerentes delas.

      Se possível, convença um vereador, secretário ou prefeito de sua cidade para você ter um apoio político. Peça para ele interferir, pois é um serviço de direito da população.
      Em período de eleição, certamente não faltarão interessados...Aproveite!!

      Grande abraço,
      KD A BANDA-LARGA?
      Luciano Malpelli

      Excluir
  3. Olá Luciano,
    Eu fiz como mencionado no post mas no escritório da NET os mesmo se recusaram a receber. O que fazer nestes casos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cibele.
      Nestes casos a melhor sugestão é envolver um vereador de sua confiança e peça para que ele envie um ofício ao gerente do escritório da operadora com cópia do abaixo-assinado, exigindo uma posição a respeito.
      Desta forma serão forçados a dar uma resposta ao vereador.
      Mas acompanhe de perto para que você cobre este retorno.
      Normalmente a empresa se posiciona.
      Boa sorte.
      Luciano Malpelli
      KD A BANDA LARGA?

      Excluir
    2. Cibele.
      Retornando aqui para acrescentar:
      Ligue para um jornal da cidade e peça para fazerem uma reportagem. Também ajuda...
      Abraços
      Luciano Malpelli

      Excluir
    3. Cibele,
      Em que cidade você está?
      Luciano Malpelli

      Excluir
  4. Na minha rua não tem pessoas suficientes para um abaixo assinado, posso pedir para outras pessoa como colegas de trabalho ?
    obs: não são da minha rua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanderson,
      O ideal é conseguir a assinatura de pessoas que gostariam de ter a banda-larga à sua disposição mas, as assinaturas de apoio também são válidas.
      Não esqueça de envolver alguém da prefeitura ou da câmara dos vereadores de sua cidade antes de entregar para a operadora.
      Um ofício assinado por eles são respondidos mais rapidamente.
      Grande abraço
      Luciano Malpelli
      KD A BANDA-LARGA?

      Excluir
  5. Por favor, boa tarde. O unico local em que achei possível para sanar minha dúvida.
    Adquiri um imóvel em que o aparelho de banda larga, de propriedade da empresa Predial net, foi danificado ou sei lá o que aconteceu, mas não existe. Quando me mudei solicitei para esta empresa, que , vale repetir, já forneceu banda larga para este local , os serviços de banda larga e eles se recusaram pois eu nãoo tinha mais o tal do aparelho. Eu tentei de tudo , inclusive adquirir um novo. Eles se negam. Esta empresa é a única aqui na minha região, alguma solução sem ajuizamento de ação que vocês tenham conhecimento? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose,
      Obrigado por postar a sua dúvida aqui, mas este blog não tem a pretensão de orientar seus internautas sobre questões jurídicas ou administrativas, por pura falta de competência no assunto.
      Nosso foco é contribuir para que o direito ao uso de banda-larga fixa seja de todos os moradores, independente de seu local de residencia, perto ou longe dos centros das cidades.
      Muitas vezes é para que este tipo de monopólio não ocorra com o seu direito de livre concorrência, o que acontecia em meu bairro quando iniciamos este blog.
      Agora, parece-nos que há algo a mais nesta história. Tente conversar novamente ou, que tal saber qual é o aparelho e comprar um pela internet e depois pedir o serviço? Mas cuidado, certifique-se antes de comprar e se o prestador de serviços aceitaria esta compra direta.
      Outra opção e definitiva é, de posse do protocolo de recusa do prestador (sugiro fazer uma gravação também que comprove a recusa da venda do serviço), abrir uma reclamação junto à ANATEL pelo 0800 ou site. Esta agencia tem o poder de fiscalizar todos prestadores de serviços de internet no país.
      Boa sorte e, se puder, escreva depois os resultados.
      Pode ajudar outros com os mesmo problemas, mas não esqueça de citar a sua cidade e o seu bairro da próxima vez, tá?

      Grande abraço,
      KD A BAND-LARGA?
      Luciano Malpelli

      Excluir
    2. Boa Noite Luciano,
      Agradeço muito a sua resposta e ela foi de extrema utilidade. Eu sou moradora do RJ e moro no Centro. Vou tentar as opções sugeridas e lhe darei um retorno. Obrigada.

      Excluir
  6. Olá, eu moro em um sítio em um local onde não possuem muitas casas, no meio da estrada, existe alguma chance de colocar internet aqui? As empresas disponíveis são apenas de internet via rádio.
    Desde já, grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Revem
      Informe o seu Estado, Cidade e Bairro.
      Abraços
      Luciano Malpelli.

      Excluir
  7. Olá, eu moro em uma área rural de Teresópolis, região serrana do Rio. No bairro que fica cerca de 1km de distância até minha casa, possui internet cabeada, e em outra área próxima daqui fizeram um abaixo assinado solicitando o cabeamento... e estou com idéia de fazer um também por aqui... minha dúvida é : 1- Mais de uma pessoa da mesma casa pode assinar ?

    2- Os custos com o cabeamento, como por exemplo alguns postes, teremos que pagar eles ?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Resposta 1.
      Sim. Qualquer pessoa pode assinar mas no seu caso, o que vai interessar para as operadoras é a quantidade de pontos / residências que poderão ser comercializados. Assim, quanta mais pessoas e mais endereços colocar, melhor será.

      Resposta 2.
      O cabeamento é custo da operadora e deve estar embutido no preço da assinatura. Exceto quando há um acordo particular, que é muito improvável.
      Grande abraço
      KD A BANDA LARGA?
      Luciano Malpelli

      Excluir
    2. Ah sim, muito obrigado por esclarecer minhas dúvidas!

      Excluir
  8. Moro na avenida tem um distância de 2 ponto de ônibus funciona net mas aqui n sei o que fazer p conseguir a net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Aqui nesta página você encontrará uma enorme quantidade de maneiras e experiências de internautas com o mesmo problema.
      Use e abuse de nossas experiências.
      Caso não encontre algo que lhe ajude, mande as suas dúvidas específicas que tentaremos colaborar.
      Uma dica: comece fazendo o abaixo-assinado!
      Grande abraço
      Kd a banda-larga?
      Luciano Malpelli

      Excluir
  9. Moro na região norte de belo horizonte mais precisamente bairro tupi e aqui na minha região so possui cabo da operadora Oi mas neste mesmo bairro aqui perto da minha rua possui cabo da net sera que com isso ligando pra la eu conseguiria solicitar que estendessem o cabo ate aqui ? obg

    ResponderExcluir
  10. Moro na região norte de belo horizonte mais precisamente bairro tupi e aqui na minha região so possui cabo da operadora Oi mas neste mesmo bairro aqui perto da minha rua possui cabo da net sera que com isso ligando pra la eu conseguiria solicitar que estendessem o cabo ate aqui ? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo.
      Normalmente um abaixo-assinado com os moradores de sua rua faz com que eles pensem melhor.
      De qualquer forma depende de orçamento e de o investimento estar incluindo o seu bairro.
      De qualquer forma não custa tentar, mas não adianta ligar. Melhor ir pessoalmente e explicar as necessidades dos seus vizinhos e as suas.
      Grande abraço e boa sorte.
      Kd a banda-larga?
      Luciano Malpelli.

      Excluir

Os comentários não expressam obrigatoriamente a posição deste blog, sendo estes de responsabilidade exclusiva do autor.

Sinal ruim de internet? Só para relaxar...

Um momento de mistura entre a atual situação politica e a qualidade ruim do sinal de internet no Brasil... divirta-se! (Imagem obtida de enc...