segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Bairro Portal do Sol Reclama por Acesso à Internet e TV a Cabo em Indaiatuba! Novidades para 2015!

Olá,
O Jornal Tribuna de Indaiá, em matéria elaborada pela competente jornalista Mariana Carrér (cidades@tribunadeindaia.com.br), publicou reportagem no dia 01/08/2014 sobre as dificuldades de acesso à internet e tv a cabo no bairro Portal do Sol, próximo ao Jardim Regina em Indaiatuba, cidade do interior de São Paulo e considerada uma das 10 melhores para se morar no Brasil.
A matéria consta no portal da empresa e pode ser lida no link: http://www.tribunadeindaia.com.br/noticias/cidade/9943-tv-paga-e-banda-larga-ainda-nao-chegaram-ao-portal-do-sol.html
Acionado por um dos moradores, o Blog KD A BANDA-LARGA? levou o problema para uma das operadoras que atuam em nossa cidade (que nos pediu sigilo da fonte e do nome da operadora) e obteve a promessa técnica de que o bairro Portal do Sol estará incluído no seu plano de expansão de fibra-ótica para 2015.
Cabe-nos agora aguardar para que a operadora cumpra com o esperado.

Continuamos de olho!

Grande abraço,
Luciano Malpelli
KD A BANDA-LARGA?

Fonte da imagem: www.tribunadeindaia.com.br

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Conheça as regras que facilita cancelar o serviço de Internet e quanto aumentou a Banda-larga Fixa no Brasil, mesmo com 4G!

Olá,
O Blog KD A BANDA-LARGA? resolveu trazer as informações sobre os novos direitos dos consumidores dos serviços de Telefonia, Internet e TV a Cabo, estabelecidas pela Anatel - Agencia Nacional de Telecomunicações.
Considerando ainda que, para quem acreditava que os tais 3G´s e 4G´s reduziria as instalações e uso das conexões fixas de banda-larga, a Anatel divulgou também uma aumento expressivo neste seguimento.

Leiam abaixo estas informações, coletadas do portal da ANATEL e Correio do Estado:

Regras que ampliam direitos dos consumidores entraram em vigor a partir de 08 de Julho de 2014
Entraram em vigor a partir de 8 de julho, regras do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC) que ampliam os direitos de quem utiliza telefonia fixa e móvel, internet e televisão por assinatura. 

Veja abaixo as principais inovações que entraram em vigor:
Cancelamento automático: Ficará mais simples para o consumidor cancelar um serviço de telecomunicações. Mesmo sem falar com um atendente da operadora, ele poderá cancelar seu serviço por meio da internet ou simplesmente digitando uma opção no menu na central de atendimento telefônico da prestadora. O cancelamento automático deverá ser processado pela operadora em, no máximo, dois dias úteis. O cancelamento também pode ser efetuado por meio de atendente, se o cliente assim desejar, e nesse caso se dá no momento da solicitação.
Call center: se ligação cair, operadora deve retornar para o consumidor: A prestadora será obrigada a retornar a ligação para o consumidor caso a mesma sofra descontinuidade durante o atendimento no seu call center. Essa conversa deve ser gravada, a exemplo dos demais diálogos entre a central de atendimento da prestadora e o usuário, e deve ser armazenada por seis meses. O consumidor tem direito a cópia dessas gravações. 
Facilidade para contestar cobranças: Sempre que o consumidor questionar o valor ou o motivo de uma cobrança, a empresa terá 30 dias para lhe dar uma resposta. Se não responder neste prazo, a prestadora deve automaticamente corrigir a fatura (caso ela ainda não tenha sido paga) ou devolver em dobro o valor questionado (caso a fatura já tenha sido paga). O consumidor pode questionar faturas com até três anos de emissão.
Validade mínima de 30 dias para crédito de celular pré-pago: Todas as recargas de telefonia celular na modalidade de pré-pago terão validade mínima de 30 dias. Atualmente, são oferecidos créditos com períodos de validade inferior, o que confunde o consumidor. As operadoras deverão ainda oferecer duas outras opções de prazo de validade de créditos, de 90 e 180 dias. Estas opções devem estar disponíveis tanto nas lojas próprias como em estabelecimentos que estão eletronicamente ligados à rede da operadora (supermercados, por exemplo). O usuário também deverá ser avisado pela prestadora sempre que seus créditos estiverem na iminência de expirar. Os pré-pagos representam 78% da base de acessos móveis do País. 
Promoções passam a valer para todos: novos e antigos assinantes: Atualmente, muitas operadoras fazem ofertas promocionais (com preços mais baixos, ou mesmo com algumas gratuidades) para captar novos assinantes, mas não oferecem as mesmas condições para aqueles que já assinam os seus serviços. Com o novo regulamento, qualquer um - assinante ou não - tem direito a aderir a qualquer promoção que for anunciada pela operadora, na área geográfica da oferta. Caso já seja cliente, o interessado em mudar de plano precisa ficar atento sobre eventual multa decorrente da fidelização do seu plano atual.
Mais transparência na oferta dos serviços: Antes de formalizar a contratação de qualquer serviço, as operadoras deverão apresentar ao potencial cliente, de forma clara e organizada, um sumário com as informações sobre a oferta. As empresas devem informar, por exemplo, se o valor inicial é ou não uma promoção - e, caso seja promoção, até quando ela vale e qual será o valor do serviço quando ela terminar. Também devem deixar claros, entre outros pontos, os seguintes: quanto tempo demora até a instalação do serviço; o que está incluído nas franquias e o que está fora delas, e; quais velocidades mínima e média garantidas para conexão, no caso de internet.
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Banda larga fixa está em 35,3% das residências
O serviço de banda larga fixa está presente em 35,3% domicílios do país, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De abril a maio, foram acrescentadas 182,7 mil conexões e o serviço passou a ser utilizado por 23,1 milhões de assinantes em todo o Brasil.
A maior penetração do serviço está no Distrito Federal com 64,1% dos domicílios que contam com a banda larga fixa. O estado aonde o serviço chega a menos pessoas é o Maranhão com 8,5% de presença nos domicílios.
O grupo Telmex (Claro, Embratel e Net) lidera o mercado com 6,9 milhões de assinantes. Em seguida, aparecem a Oi com 6,5 milhões, a Telefônica/Vivo com 4,3 milhões e a GVT com 2,7 milhões de usuários.
A Anatel divulgou também, nesta sexta-feira, o balanço de TV por assinatura no país. Segundo a agência, o Brasil fechou maio com 18,7 milhões de assinantes de TV paga, chegando a 28,7% dos domicílios do Brasil.
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Grande abraço,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli

domingo, 22 de junho de 2014

Modelo de Abaixo-assinado para instalação de Internet banda-larga a cabo de fibra-ótica no seu bairro

Olá,
Alguns internautas tem nos perguntado sobre como elaborar um abaixo-assinado para requerer os serviços de banda-larga e TV a cabo, via cabeamento de fibra-ótica para o seu bairro.
Existem muitas maneiras de se fazer isso, e todas são muito simples. Quanto mais prático melhor.
Na própria internet, existem muitos modelos virtuais, mas cá entre nós, como usar destas ferramentas se o que queremos é ter a conexão de banda-larga?
Por isso, resolvemos postar aqui um modelo elaborado em Word, que impresso em uma folha A4, serve muito bem para o objetivo, que é fornecer informações confiáveis para que as operadoras oficiais conheçam melhor quem e onde é possível investir com retorno garantido.
Para que este documento torne-se útil, deve ter o nome e endereço completos do assinante, seu documento pessoal, telefone, data e assinatura, preferencialmente legível.
Depois é escanear e entregar às operadoras através de um oficio.
O blog KD A BANDA-LARGA? fica à disposição dos moradores para direcionar aos representantes das empresas. 
Para isso, basta enviar as folhas assinadas para o email: kdabandalarga@gmail.com, com os dados pessoais do remetente.
Grande abraço,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli


quinta-feira, 19 de junho de 2014

Blog KD A BANDA-LARGA? inicia ações para levar Internet banda-larga a cabo ao Bairro PORTAL do SOL em Indaiatuba/SP

Olá,
O Bairro Portal do Sol, localizado a menos de 4 Km da prefeitura municipal de Indaiatuba/SP é mais um local onde não há cabeamento de fibra-ótica com internet e TV a Cabo.
 
Segundo os levantamentos da FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), Indaiatuba é considerada atualmente uma das dez melhores cidades para se viver no Brasil, sendo que já atingiu o pódio em levantamentos anteriores.
 
Entretanto, em matéria de inclusão digital, Indaiatuba está muito longe de uma boa classificação, comparando-se com outras cidades. Desde 2008, este Blog tem batalhado junto com as operadoras de TV e Internet a cabo e junto aos poderes públicos locais, para que disponibilizem estes serviços para os bairros mais distantes do centro da cidade (considerem "distantes" como um raio de 10 Km).
 
Com este trabalho, vários bairros que estavam "carentes" destes serviços foram considerados nos novos projetos das operadoras, como as regiões do Jardim Regina, do Morada do Sol e mais recentemente a do bairro Itaici (este alardeado como impossível em função da transposição da Rodovia SP75 que corta a cidade).
 
Em 2011, acionados pelos moradores, o KD A BANDA-LARGA? mobilizou-se novamente pelo bairro Portal do Sol, que faz divisa com o nosso Jardim Regina. Fizemos várias reuniões com as operadoras, já que o poder público local não tem ação junto a empresas privadas, sendo que, com a operadora GVT, conseguimos a antecipação em pelo menos 3 anos de sua chegada a esta cidade e com que as operadoras NET e VIVO investissem em disponibilizar seus chamados "pontos", para dezenas de milhares de moradias, mas até hoje este bairro não foi atendido (leiam abaixo matéria publicada no Jornal Tribuna de Indaiá em 12/2011).
 
Chegou a vez do bairro Portal do Sol!
Assim como aconteceu nos últimos 6 anos, este Blog inicia agora, junto com os moradores deste bairro, ações para atingirmos também este objetivo.
Se você é morador deste bairro e deseja participar desta investida, avise o seu vizinho sobre esta campanha, divulgue a campanha e enviem mensagens com seus comentários dando-nos sugestões ou simplesmente com o seu apoio.
 
Em breve estaremos divulgando aqui as ações e os resultados deste projeto. 
 
Importante: Não é necessário se cadastrar, mas NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR SEU NOME nas mensagens, caso contrário seus comentários NÃO poderão ser publicados.
 
Grande abraço,
 
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli
 
 

Jornal Tribuna de Indaiá - 23/12/2011 - Indaiatuba/SP

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Mais uma ferramenta virtual para medir a qualidade de sua conexão de banda-larga!

Olá,
Acaba de sair mais uma ferramenta virtual que mede a velocidade real de sua conexão de banda-larga, comparando-a com o que você contratou com a sua operadora.
Este aplicativo, que o interessado tem que baixar em sua máquina, foi lançado pela FIESP - Federação das Industrias do Estado de São Paulo e poderá ser encontrada no link abaixo.
Nosso blog sugere que o internauta leia atentamente TODAS as informações disponibilizadas no site do aplicativo ANTES de baixá-lo em seu computador, para que isto não se torne uma "conexão indesejada" (em um ano eleitoral, considerando o interesse político de diretores daquela instituição).
Caso isto ocorra, sugerimos também que o internauta faça a DESINSTALAÇÃO do programa de sua máquina.
Entretanto, acreditamos que, diferente do Programa da Qualidade da Banda-larga lançada ano passado pelo governo federal, em que necessita da instalação de um modem adicional (White Box), esta ferramenta virtual auxiliará mais facilmente o controle efetivo da  velocidade contratada de sua conexão, lembrando ainda que, ainda hoje, as operadoras não são obrigadas a entregar 100% da velocidade contratada.
Para quem deseja fazer o teste, é muito simples a instalação, basta copiar ou digitar o link abaixo e seguir as instruções.
http://www.monitorbandalarga.com.br/o-que-e.htm

Grande abraço,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Repetidor de WiFi - Uma boa realidade para usar banda-larga em casa!

Olá,
Quando instalamos internet banda-larga a cabo em nossas casas, a primeira coisa que pensamos é em instalarmos o modem (aquela caixinha preta horrível cheia de fios conectados) bem longe de nossas vistas, ou seja, escondemos o aparelho em um cantinho bem distante dos olhos.
O que descobrimos depois, é que os nossos aparelhos que usam wireless (conectam sem fio), como notebooks, smartphones, tablets, e todas as outras parafernálias que trazemos para dentro de casa logo que são lançadas na mídia, precisam estar conectados com estes tais modens para funcionarem bem, ou seja, os sinais precisam chegar com boa recepção nestes "brinquedinhos".
Pois bem, aprendi que uma das coisas que reduzem os sinais de nossos modens são as barreiras físicas como paredes, móveis, andar de baixo ou andar de cima.
Para resolver isto encontrei um aparelhinho conhecido como Repetidor de WiFi Wireless.
Como sou um destes que escondem o modem e os fios no quarto nos fundos da casa, e tem os sinais de minha internet muito fracos quando está em outro comodo, pesquisei, me arrisquei e comprei um destes trecos.
Em principio duvidei da solução, mas sou obrigado a confessar que, por ser um repetidor wifi de 300mbps, os sinais chegam muito bem a qualquer comodo e a outros locais da residencia.
O modelo que comprei foi o de capa escura, igual a foto abaixo, mas tem várias opções de modelos e cores.
Então é isto, a cada dia que passa e, numa velocidade impressionante, parece que estão descobrindo tudo de bom (e de ruim) para resolverem os problemas básicos de nossas vidas internauticas.
Claro que isso só serve para quem já teve esta pergunta respondida: KD A BANDA-LARGA?

Ah! Estes aparelhos são vendidos nas lojas por R$ 150,00 - R$ 160,00. Na internet e sites de vendas como mercado-livre e semelhantes, podem ser comprados a partir de R$ 50,00.

Grande abraço,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli




Sinal ruim de internet? Só para relaxar...

Um momento de mistura entre a atual situação politica e a qualidade ruim do sinal de internet no Brasil... divirta-se! (Imagem obtida de enc...