Olá,
Segundo publicação no jornal Folha de S. Paulo, o governo quer acelerar a implantação de banda-larga e alta tecnologia, conhecida também como 4G (atualmente as conexões via celular usam a 3G).
Dependendo do alcance e da tecnologia, poderá ser uma excelente opção para cidades, bairros e áreas rurais terem possibilidade de se conectarem com o mundo da informação tecnológica, e-mail, sites, etc.
É como muitos de nossos seguidores e internautas vem alertando em seus comentários no KD A BANDA-LARGA?: As operadoras de internet banda-larga e TV a cabo, via fibra-ótica, estão demorando tanto para se instalarem em cidades como, por exemplo, aqui em Indaiatuba/SP, que poderão perder a oportunidade de muitos negócios.
Se esta tecnologia realmente for oferecida pelas empresas que ganharem as licitações publicadas pelo governo federal, em médio prazo os usuários deverão avaliar a opção de esperar um pouco mais de tempo (já que em alguns locais esperam até hoje) e utilizar tecnologia de ponta em futuro próximo.
Vale a pena aguardar alguma solução. Vamos acompanhar de perto...
Grande abraço,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli
--------------------------
Governo acelera leilão que deverá expandir internet 4G
Faixa hoje usada por TV UHF será licitada para teles; nova frequência dá mais amplitude e velocidade à web
Processo era previsto para o 2º semestre; quando estiver concluído, permitirá uso de mais equipamentos
O governo começará nas próximas semanas o processo que resultará na maior licitação do setor de telecomunicações brasileiro, a da frequência de 700 MHz.
Estimada em R$ 40 bilhões, a licitação tem como objetivo acelerar a implantação da internet móvel de quarta geração, ou 4G -cuja velocidade é 30 vezes a da 3G, tecnologia atual.
Hoje, as teles podem usar outra frequência de 4G, a de 2,5 GHz, licitada em junho de 2012 por R$ 2,9 bilhões.
A frequência de 700 MHz é cobiçada pelo setor de telefonia por possuir um alcance maior e, com isso, exigir um número menor de antenas.
Para o usuário final, a licitação também possibilitará o uso de diversos equipamentos nos quais o 4G só funciona na frequência de 700 MHz.
A portaria que permitirá à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) iniciar o processo para destinar para as teles essa faixa, hoje utilizada pelos canais de televisão UHF, já está pronta e, segundo apurou a Folha, será publicada neste mês pelo Ministério das Comunicações.
A decisão deve ser informada ao setor de radiodifusão (TV e rádio) numa reunião hoje na Anatel.
A previsão anterior era de começar o processo no segundo semestre. Mas o governo decidiu acelerar os trâmites para que haja tempo de a licitação ser concluída antes do início do período eleitoral do ano que vem, quando a presidente Dilma Rousseff deve tentar a reeleição.
Após a publicação da portaria, a Anatel abrirá uma consulta pública sobre o tema. Encerrado esse trâmite, poderá elaborar o edital.
O modelo da licitação ainda não foi discutido. Não há uma data certa para que a frequência, após ser licitada, possa ser colocada em uso.
QUEDA DE BRAÇO
A decisão de começar a licitação põe fim a uma queda de braço antiga entre as teles e o setor de rádio e TV.
Na portaria, o governo vai justificar a medida devido ao crescimento da demanda por 4G por setores como o de petróleo e de infraestrutura, além do atendimento a grandes eventos internacionais.
Para liberar a faixa às teles, o governo terá de antecipar a mudança dos canais de TV que hoje utilizam a faixa de 700 MHz (os de 51 a 69 UHF). O calendário inicial era que essa alteração terminasse até 2016.
Segundo estimativas da Anatel, a mudança dos canais irá atingir cerca de 1.200 municípios, incluindo capitais como São Paulo e Rio.
Para viabilizar a licitação, o governo estuda uma compensação às empresas de radiodifusão, na qual as teles vencedoras do leilão assumiriam o custo da digitalização dos canais de TV realocados.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/
--------------------------------------
Luciano alguma novidade da GVT ?
ResponderExcluirDaniel Ramos
Só depois de abril, meu caro!
ExcluirAbraços,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli
Vamos ver se na prática vai ser cumprido o que se promete. Como já vi por aí, o 3G tem a velocidade do 2G, o 3G+ tem velocidade de 3G e o 4G tem velocidade de 3G+. Vamos ver se com o uso da faixa de 700Mhz pelo 4G se isso será diferente.
ResponderExcluirRonnye Torres
Olá Ronnye
ExcluirAchamos que desta vez, por ter "gente grande" de olho nisso, por causa da copa e olimpíada, isso tudo vai funcionar.
A pergunta é: por quanto tempo?
Grande abraço,
KD A BANDA-LARGA
Luciano Malpelli
É, a NET mesmo prometeu internet na morada do sol e até agora nada, palhaçada, deprimente. Cidade nº1 em qualidade de vida.. pfff
ResponderExcluirehhh...depois das eleições o cabeamento parou de ser executado. Talvez o Celsinho (ex-vereador) saiba.
ExcluirOlá Diego e Marcio,
ExcluirEstamos tentando contato com a operadora para saber como andam os projetos na Morada do Sol.
Assim que tivermos retorno informaremos.
Grande abraço,
KD A BAND-LARGA?
Luciano Malpelli
Apenas a título de informação, alguns tópicos de um fórum que participo que abordam aspectos técnicos da coisa, pra quem tem interesse e quer entender um pouco mais do assunto, vale a pena conferir:
ResponderExcluirhttp://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=407431
http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=405219
http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=401703
http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=447542
Há outros tópicos interessantes nessa área pra quem quiser dar uma olhada. O user que criou esses tópicos também tem tópicos em outros fóruns dedicados ao assunto , o cara manja muito.
Att,
Ronnye Torres
Olá Ronnye Torres,
ExcluirObrigado por suas dicas.
Estes posts do UOL são muito instrutivos mesmo...e confiáveis.
Continue antenado e esperamos novas sugestões e informações suas sobre o tema.
Grande abraço,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli
Luciano,
ResponderExcluirPrimeiramente dou meus parabéns pela iniciativa. Fora seu site, não temos nenhuma outra fonte de notícias sobre esse assunto.
Sou morador do Vale e achei uma empresa de internet via rádio circulando pelo residencial. Peguei os contatos na época, mas ao entrar no site da empresa me deparei com preços muito altos para uma internet de 1mb.
Você sabe se internet via rádio funciona para o nosso lado de Indaiatuba ? Tem empresas que fazem esse serviço e realmente funcionam?
Olá Juliano,
ResponderExcluirObrigado pela sua mensagem.
Quanto à sua questão, muitos comentários de internautas do KD A BANDA-LARGA? dão conta que o custo X benefício da conexões via rádio não é um dos melhores em nossa cidade. Pesquise neste blog.
Muitos alegam que o sinal costuma "cair" com frequencia e algumas empresas não tem um pós-venda adequado, mas como nunca usamos este tipo de serviço, não temos como afirmar nada para voce.
Antes da fibra-ótica nós usávamos a conexão com mini-modem 3G da Oi e da Vivo, que era um pouco mais barato, com o mesmo resultado de velocidade e móvel (na época o da Oi não tinha fidelidade e o modem era grátis). Quem sabe não seja uma boa opção temporária.
Tome apenas muito cuidado antes de decidir porque tem operadora que a sua antena não alcança todas as áreas da cidade ( a Tim era uma delas na época).
Quem não tem cão caça com "rato", certo?
Grande abraço,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli
Luciano e o caso da NET no jardim morada do sol? ficou sabendo de mais alguma coisa? prometeram 40 e poucos kilometros de cabo para atender a morada do sol, isso no ano passado e até agora NADA. Ligo la na net e eles informam que ainda não está liberado pra venda...
ResponderExcluirEntão Diego, provavelmente a Net deve estar esperando a CPFL trocar os postes de madeira pelas de concreto para terminar o cabeamento na Morada. Deve ser isso.
ResponderExcluirLuciano, hoje por volta de 8:40 da manhã cruzei com um comboio de Celtas da GVT ali em viracopos, todos vindo em direção a Indaiatuba, coisa de 10 a 15 Celtas com escadas em cima e logos da GVT na porta e pintura da mesma.
ResponderExcluirVamos torcer pra ser pra cá.