terça-feira, 11 de março de 2014

Fique Atento! Cancelar contrato de banda-larga ficou mais fácil...pelo menos é o que prometeu a ANATEL!!

Olá,
O portal CANALTECH publicou matéria sobre as novas regulamentações da ANATEL sobre cancelamentos e pacotes promocionais.
É comum vermos propagandas das operadoras oferecendo benefícios para os novos contratos, e que não nos davam direito para ter as mesmas "regalias", mesmo sendo cliente da operadora há muitos anos.
Isto deverá acabar, mas hoje mesmo tivemos uma amostra de que não é bem assim.
Uma das regulamentações da ANATEL obriga as operadoras a disponibilizar um ponto adicional sem mensalidade, podendo cobrar apenas a instalação física. Até aí tudo bem.
A coisa fica sinistra quando um seguidor escreve dizendo que, no pedido do ponto adicional, a NET informou que ele precisaria migrar de 1Mb para 10Mb, caso contrário o segundo ponto seria cobrado com a mensalidade de R$ 24/mes.
Então, se deseja conhecer a integra da noticia, fique à vontade, pois reproduzimos-a aqui no BLOG, mas cuidado para não se empolgar muito!
Grande abraço,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli
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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quinta-feira (20) novas regras do Regulamento Geral dos Direitos do Consumidor de Telecomunicações, uma série de medidas que prometem facilitar a vida dos usuários de dispositivos móveis, TV a cabo e banda larga. Entre as principais novidades que ficam estabelecidas está a possibilidade de cancelar contratos pela internet, sem a necessidade de falar com um atendente, e também a validade mínima de 30 dias para créditos de celulares pré-pagos.
De acordo com informações do Estadão e da Agência Brasil, o cliente agora tem o direito de efetuar o cancelamento de planos e serviços contratados sem passar pela central de call center da operadora. Esse procedimento poderá ser realizado online ou digitando uma opção no menu eletrônico da central de atendimento telefônico da prestadora (SAC).
O cancelamento por meio de um atendende continua, se essa for a escolha do cliente. Se a ligação cair durante o atendimento, a companhia deve retornar para o consumidor e, caso não consiga entrar em contato, tem a obrigação de enviar ao cliente uma mensagem de texto com número de protocolo da chamada. Assim como já acontece nos call centers, todas as conversas são gravadas e ficam armazenadas por seis meses. Caso tenha alguma dúvida, o consumidor tem o direito a uma cópia dessas gravações.
O prazo para que a empresa desative o contrato deverá ser feito em no máximo dois dias úteis e, após esse período, o consumidor não poderá ser cobrado pelo serviço. Caso o usuário queira desistir do cancelamento, ele pode entrar em contato com a operadora para desfazer o procedimento, desde que seja no prazo de dois dias a partir da data em que ele solicitou o fim do contrato.
As novas regras da Anatel também determinam que os créditos de celulares pré-pagos tenham validade mínima de 30 dias. Segundo Rodrigo Zerbone, relator da medida, a facilidade de compra de créditos de pré-pago faz com que, muitas vezes, o consumidor não seja informado sobre a validade do serviço, que, em alguns casos, expira em sete ou dez dias. As empresas terão que comunicar ao consumidor quando os créditos estiverem perto de expirar e ainda oferecer créditos com validade de 90 e 180 dias.
Também fica proibido que as empresas mandem mensagens de texto contendo publicidade ou anúncios para os clientes, a não ser que o consumidor autorize o envio. Em 2012, a Anatel já tinha determinado que as prestadoras fizessem uma consulta aos assinantes sobre o interesse em continuar recebendo mensagens publicitárias.
Outra novidade estabelecida pela Anatel é que as campanhas promocionais feitas pelas operadoras não poderão mais fazer discriminação de clientes. Ou seja, a partir de agora, não importa se são novos ou antigos assinantes: todos devem receber o mesmo tratamento - por exemplo, o consumidor tem direito de aderir a um plano ou promoção da empresa mesmo se ele já for cliente dela, desde que esteja na área geográfica onde a campanha foi anunciada.Vale lembrar que, se o assinante tiver um contrato de carência e multa por cancelamento, terá que pagar o valor informado para sair de um plano e entrar no outro.
Um outro ponto no novo regulamento exige que as companhias sejam mais transparentes nos contratos e disponibilizem em seus sites informações completas sobre todos os planos oferecidos. Ao assinar um novo serviço, o usuário deverá receber um informativo que descreva em detalhes exatamente aquilo que ele está comprando. O mesmo vale para promoções, nas quais as operadoras deverão informar qual é o desconto e o benefício, assim como o prazo de validade da oferta e qual será o valor do plano depois que o período promocional acabar.
Call Center
Consumidores não vão mais precisar ligar para call centers para cancelar serviços (Foto: Divulgação/Contax)
Sobre as cobranças, a Anatel determinou que, assim como os planos e serviços de assinatura, os usuários tenham total acesso a contratos, faturas antigas e históricos de consumo pela internet, com a possibilidade de baixar todos esses arquivos. Protocolos e gravações de chamadas de atendimento feitas para o call center da empresa também terão de ser disponibilizados aos clientes através do site da companhia.
Além disso, o consumidor terá mais facilidade para contestar valores. Sempre que o usuário questionar o preço ou o motivo de uma cobrança, a empresa terá 30 dias para responder. Se não cumprir ou verificar a solicitação dentro do prazo, a prestadora deve automaticamente corrigir a fatura, caso ela ainda não tenha sido paga, ou devolver em dobro o valor contestado, caso a fatura já tenha sido paga. O consumidor tem o direito de questionar faturas de até três anos atrás.
A Anatel também determinou o fim da cobrança antecipada, uma prática adotada principalmente pelas operadoras de internet banda larga e TV por assinatura que obrigam os clientes a pagar pelo serviço antes de usá-lo. A partir de agora, as cobranças só poderão ser feitas depois que o consumidor utilizar de fato o serviço e, se ele desistir do pacote no meio do mês, pagará apenas pelo período em que fez uso da assinatura.
E para quem comprar um produto ou quiser cancelá-lo pessoalmente, a Agência determina que as empresas também terão de disponibilizar atendimento em lojas físicas que fazem apenas a venda de planos ou aparelhos. O objetivo é que os consumidores que adquiriram o serviço naquela loja possa retornar a ela e ter atendimento pós-venda.
Todas as novas obrigações previstas no regulamento da Anatel variam de acordo com o porte da operadora: com até 5 mil consumidores, as que têm entre 5 mil e 50 mil consumidores e as que têm mais de 50 mil consumidores. Depois que a decisão for publicada no Diário Oficial da União, as companhias terão um prazo de 120 dias para implementar as novas medidas de cancelamento e de 18 meses para adaptação ao restante das leis.
Segundo a Anatel, a ideia, com o "Regulamento Geral dos Direitos do Consumidor de Telecomunicações", é aumentar a transparência nas relações de consumo e ampliar os direitos de quem utiliza telefonia fixa e móvel, internet e televisão por assinatura

Fonte:http://canaltech.com.br/noticia/anatel/E-lei-usuario-pode-cancelar-banda-larga-telefonia-e-TV-a-cabo-pela-internet/#ixzz2vhMtVEaE 

6 comentários:

  1. BOM DIA!

    MEU NOME É PAULO E GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM SABERIA ME INFORMAR SE MEU BAIRRO ALTOS DA BELA VISTA VAI VIR VIVO FIBRA OU GVT POIS NET JA SEI QUE NÃO VAI TER MESMO.....

    POIS AQUI NÃO VEM NADA......


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  2. Boa Tarde Luciano,

    Sou morador do Jardins de Itaici e a uns 3, 4 dias atrás eu estava passando em frente do Village Azaleia ( condominio de apartamentos na entrada de itaici ). Estava la um guarda-sol da net, oferecendo pacotes para o condominio. Fui consultar no site da net e é verdade mesmo, quem mora no Village Azaleia já pode ter internet da NET de até 120mb, de acordo com o site. Ainda estou aguardando a net chegar no meu condominio que é ao lado do Laranjeiras, um pouco distante do Village Azaleia. Espero que esta informação seja util para alguns.

    Rodrigo Jorge

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    1. Olá Rodrigo,
      É bom termos esta notícia. Um ex-morador deste Condominio foi que iniciou com abaixo-assinados os movimentos para que as operadoras levassem banda-larga para esta região.
      Alguns moradores comentaram que havia um impedimento pessoal, que dificultava o processo, mas parece que tudo está sendo resolvido agora.
      Grande abraço e obrigado por participar.
      Vamos seguir buscando que cheguem os cabos para todos os locais de Itaici.

      Luciano Malpelli
      KD A BANDA-LARGA?

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  3. Boa Tarde Luciano,

    Eu denovo com uma outra noticia um pouco irritante. Estava eu saindo do meu condomínio ( Jardins de Itaici ) e perguntei ao porteiro porque de tantos carros da vivo no condominio, só em um dia eu tinha visto 3. Ele me falou que mais de 15 casas ja conseguiram instalar internet fibra ótica e que o pessoal da vivo vem passar o fio pra dentro das chacaras. Liguei na vivo todo contente para finalmente receber a minha internet de qualidade e NAO, me disseram que a minha região nao tem disponibilidade ainda para a fibra ótica, tanto quanto banda larga. Cheguei a seguinta conclusão que os atendentes sao simplesmente robôs que repetem o ensinado.
    Hoje vou passar no escritório da vivo para perguntar sobre o ocorrido, porque se mais de 15 chacaras ja conseguiram instalar fibra, porque eu nao conseguiria? A noticia foi passada pelo meu porteiro que trabalha aqui a muitos anos e conhece a maioria dos tecnicos da vivo que vem prestar serviço no condominio. Podemos ver que melhorias estão sendo feitas, mas a própria vivo nao tem consciencia do mesmo ^^.

    Rodrigo Jorge

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  4. Bom Dia Luciano,

    Mais uma vez com uma boa notícia. Depois de muita luta, eu consegui colocar vivo fibra na minha chacara no itaici (Jardins de Itaici), o "esquema" foi o seguinte: Como a minha linha de telefone é muito antiga, eles nao iriam colocar fibra de maneira alguma, sempre falando que nao havia disponibilidade na minha região. Tive que colocar uma nova linha telefonica só assim para ser liberado "janelas" e consegui pedir a instalação da internet fibra ótica. O preço é bem salgado, mas no momento é o que temos na região.

    Rodrigo Jorge

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    Respostas
    1. Olá Rodrigo Jorge,
      É sempre legal recebermos boas notícias! Mesmo que elas sejam "um pouco salgadas" -rs...
      De qualquer forma, é incrível como é preciso ainda de inventarmos "esquemas" para adquirir um serviço básico como este.
      Aproveite bem!

      Grande abraço,
      KD A BANDA-LARGA?
      Luciano Malpelli

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