Bom dia a Todos,
Temos recebido várias mensagens dos moradores de vários bairros aqui de Indaiatuba sobre a urgencia de um melhor serviço de conexão de banda-larga.
Estamos coletando todas as mensagens para, em breve, tentarmos os contatos e reuniões com as diversas operadoras.
Não vamos deixar de agir, portanto, continuem escrevendo e visitando o nosso blog. Quanto mais comentários e solcitações melhor.
Voltaremos em breve com mais informações.
Grande abraço a todos,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Serviço de internet terá que garantir 60% de velocidade em 2012!
Olá,
De acordo com a reportagem da jornalista Sofia Fernandes (Folha.com -27/10/11), ficou definido que a banda-larga deverá estar garantida, em sua velocidade contratada, no mínimo em 60%.
Isto é um avanço importante, considerando que hoje a garantia é de apenas e míseros 10%.
Leiam abaixo a íntegra de reportagem publicada;
Abraços,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli
==============================
O Conselho da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira o regulamento de gestão da qualidade da banda larga fixa e da móvel, que determina metas de qualidade para esses serviços.
As empresas terão que garantir, por exemplo, uma velocidade média das conexões de banda larga de 60% do que é contratado pelo cliente, a partir de novembro de 2012. A meta será de 70% no ano seguinte, e 80% um ano depois. Os índices valem para banda larga fixa e móvel.
Haverá meta de conexão mínima instantânea de 20%, respeitando o mesmo prazo um ano para adaptação das empresas, depois de 30% e depois de 40%.
As empresas de banda larga fixa deverão oferecer o serviço em 99% do tempo, todo mês. No caso da banda larga móvel, as tentativas de conexão devem ser estabelecidas em 98% das vezes.
As empresas terão de fornecer e instalar softwares de medição de velocidade no computador de cada cliente e a distribuir cartilhas com as novas regras. A taxa de queda do acesso a banda larga móvel deve ser inferior a 5%, por mês.
O número de reclamação das empresas em relação aos clientes não deverá passar os 6%, nos primeiros 12 primeiros meses, 4% no ano seguinte, e 2% um ano depois.
Na central telefônica, para ser atendido por um atendente, depois de selecionar a opção, o usuário não pode esperar mais que 20 segundos. Os pedidos de reparo devem ser atendidos em até 24 horas.
Será montado um comitê gestor que irá fazer as medições, das 10h às 22h.
De acordo com a reportagem da jornalista Sofia Fernandes (Folha.com -27/10/11), ficou definido que a banda-larga deverá estar garantida, em sua velocidade contratada, no mínimo em 60%.
Isto é um avanço importante, considerando que hoje a garantia é de apenas e míseros 10%.
Leiam abaixo a íntegra de reportagem publicada;
Abraços,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli
==============================
O Conselho da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira o regulamento de gestão da qualidade da banda larga fixa e da móvel, que determina metas de qualidade para esses serviços.
As empresas terão que garantir, por exemplo, uma velocidade média das conexões de banda larga de 60% do que é contratado pelo cliente, a partir de novembro de 2012. A meta será de 70% no ano seguinte, e 80% um ano depois. Os índices valem para banda larga fixa e móvel.
Haverá meta de conexão mínima instantânea de 20%, respeitando o mesmo prazo um ano para adaptação das empresas, depois de 30% e depois de 40%.
As empresas de banda larga fixa deverão oferecer o serviço em 99% do tempo, todo mês. No caso da banda larga móvel, as tentativas de conexão devem ser estabelecidas em 98% das vezes.
As empresas terão de fornecer e instalar softwares de medição de velocidade no computador de cada cliente e a distribuir cartilhas com as novas regras. A taxa de queda do acesso a banda larga móvel deve ser inferior a 5%, por mês.
O número de reclamação das empresas em relação aos clientes não deverá passar os 6%, nos primeiros 12 primeiros meses, 4% no ano seguinte, e 2% um ano depois.
Na central telefônica, para ser atendido por um atendente, depois de selecionar a opção, o usuário não pode esperar mais que 20 segundos. Os pedidos de reparo devem ser atendidos em até 24 horas.
Será montado um comitê gestor que irá fazer as medições, das 10h às 22h.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Indaiatuba entre as 300 cidades mais DINÂMICAS do mundo! Epa!
O Sr. Reinaldo Nogueira, prefeito de Indaiatuba receberá, em nome cidade, o certificado de uma das 300 cidades mais dinâmicas do mundo em Colonia na Alemanha.
Parabéns Indaiatuba! Não conhecemos os critérios desta avaliação, mas reafirmamos a opinião de que nossa cidade precisa, para ser realmente Dinâmica, estar primeiramente inserida entre as cidades de S. Paulo que dispõem do minimo de acesso ao serviço de banda-larga em todos os seus bairros, além de todos os demais serviços sociais que o progresso e o dinamismo exige.
Para o KD A BANDA-LARGA? é mais um título, não uma solução.
Abaixo, resumo da pauta publicada no site da Câmara Municipal (www.camaraindaiatuba.sp.gov.br):
"...Os vereadores de Indaiatuba se reuniram na noite de 17 de outubro para a realização da 29ª Sessão Ordinária do ano. Entraram para votação na Ordem do Dia sete projetos. O projeto de Decreto Legislativo nº 13/11 dispõe sobre autorização para o Prefeito Municipal de Indaiatuba para licenciar-se do cargo no período de 22 a 25 de outubro, destinado a missão oficial de representação do município em Colônia, Alemanha, para recebimento do certificado da 17ª edição do Meeting City Dinamics World 2011, que coloca Indaiatuba entre as 300 cidades mais dinâmicas do mundo, premiação que será entregue durante a Feira Internacional de Tecnologia e Urbanismo da Europa...."
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Jardim Colonial Já conta com Banda-larga! E o seu bairro ?
Seguidores do nosso KD A BANDA-LARGA? informam que o cabeamento da Net para liberação do sinal de banda-larga e tv a cabo já chegou no Jardim Colonial e Jardim Pedroso. Isso já é realidade!
E no seu bairro, já chegou?
Para um melhor acompanhamento, pedimos que nos informem se seu bairro já tem banda-larga ou não.
Vamos fazer UM levantamento e levar para as operadoras incluírem nos seus projetos.
Colaborem !
Abraços,
KD A BANDA-LARGA?
E no seu bairro, já chegou?
Para um melhor acompanhamento, pedimos que nos informem se seu bairro já tem banda-larga ou não.
Vamos fazer UM levantamento e levar para as operadoras incluírem nos seus projetos.
Colaborem !
Abraços,
KD A BANDA-LARGA?
domingo, 9 de outubro de 2011
Indaiatuba entra na lista das 344 cidades com banda-larga popular, mas não atende aos nossos bairros.
07/10/2011 17:47
344 municípios com banda larga popular
O Ministério das Comunicações divulgou hoje a lista dos 344 municípios brasileiros onde as empresas de telefonia fixa começaram a oferecer a chamada "banda larga popular". Trata-se de uma conexão de 1 Mbps por R$ 35, conforme acordo firmado com as teles em junho deste ano. A oferta do serviço faz parte do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), desenvolvido pela Casa Civil para popularizar o acesso à Internet no Brasil.
Sou totalmente favorável ao PNBL e à queda de preços das conexões oferecidas hoje. Mas a oferta que está sendo feita, por enquanto, não é bem o que parece. Primeiro, o governo mudou de ideia sobre o PNBL e acabou se associando às teles, conhecidas por serem campeãs de reclamação nos Procons. A proposta original previa o uso da Telebrás ressuscitada como prestadora de serviço também e, consequentemente, como concorrente das teles, o que poderia melhorar a qualidade do serviço e equilibrar os preços. As concessionárias espernearam e o governo acabou abrindo mão do projeto de mexer com o domínio das grandes empresas.
O segundo motivo da minha decepção são os preços. O que tem sido anunciado é que a banda larga popular custará R$ 35 o mega. Não é bem assim. O acordo fechado com o ministério permite que as teles cobrem separadamente a instalação do serviço. Na prática, não consigo encontrar justificativa para se cobrar a instalação do equipamento, já que a maioria dessas conexões será feita por modens móveis - que são plug and play, ou seja, basta inserir o equipamento no computador que ele se instala sozinho.
O fato é que as teles não perderam a oportunidade de faturar mais um pouquinho com essa brecha. Em alguns casos, somando a instalação, o preço final pode chegar a R$ 150 o mega. Isso é popular? Duvido muito.
O terceiro aspecto que levanto sobre a banda larga popular é com relação à divulgação dos dados. Foi uma boa iniciativa do ministério mostrar aos consumidores as cidades onde as empresas garantem já estar oferecendo o serviço, para que o consumidor possa consultar. Só espero que o ministério dedique-se também a divulgação de como está a demanda por esses serviços para que possamos avaliar se o objetivo de massificar a banda larga está sendo mesmo alcançado. No Brasil, temos a mania de achar que basta oferecer o serviço e está tudo resolvido. A verdade é que, se ninguém comprar, a política pública está errada.
Por fim, me pergunto o que o ministério fará se os consumidores constatarem que sua cidade, apesar de estar na lista, não possui oferta de banda larga popular. Não há nenhum espaço no site do Ministério das Comunicações para que os cidadãos denunciem eventuais falhas na oferta do serviço, o que significaria que as empresas descumpriram o acordo firmado com o governo. Só nos resta torcer para que a comercialização da banda larga popular dê certo, apesar de todas as ressalvas, e que esse acordo não acabe virando apenas mais um jeito de privar o consumidor da saudável concorrência no mercado.
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Jardim Pedroso e Monte Verde receberão banda-larga da NET
Apesar de o nosso seguidor Luiz Mauro (@luizboldrim) ter enviado mensagem através do nosso Twitter @kdabandalarga, informando que a NET estaria investindo em mais 110KM de cabeamento para banda-larga em Indaiatuba, isso não se confirmou.
Nossos contatos com a empresa NET confirma sim, que estão iniciando-se as ações no bairro Jardim Pedroso, além de estar também trabalhando na expansão do sinal ao restante do bairro Monte Verde e os bairros mais próximos.
A localidade de Itaici "ainda" não foi contemplada nos novos projetos, mas continua nos planos da operadora.
Boa noticia, Jardim Pedroso e região do Monte Verde, mesmo não sendo os 110 Km, expansão continua, e pensar que tudo começou por aqui....com todos nós juntos!
Continuem nos enviando os seus comentários e as suas informações.
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli
Nossos contatos com a empresa NET confirma sim, que estão iniciando-se as ações no bairro Jardim Pedroso, além de estar também trabalhando na expansão do sinal ao restante do bairro Monte Verde e os bairros mais próximos.
A localidade de Itaici "ainda" não foi contemplada nos novos projetos, mas continua nos planos da operadora.
Boa noticia, Jardim Pedroso e região do Monte Verde, mesmo não sendo os 110 Km, expansão continua, e pensar que tudo começou por aqui....com todos nós juntos!
Continuem nos enviando os seus comentários e as suas informações.
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli
domingo, 25 de setembro de 2011
Gerente da Telefônica apresenta plano de melhorias para Indaiatuba (menos para a banda-larga)
Pelo o que está explicado aqui, esqueçam o Speedy para Indaiatuba que não virá melhoria nenhuma mesmo.
A compreensão do texto abaixo indica que há uma passividade inexplicável quando o assunto é banda-larga.
Deixamos aqui então duas perguntas:
1ª) E aí? Alguma ação concreta, como buscar solução com outras operadoras, cadastrar no Plano Nacional de Banda-larga?
2ª) KD ABANDA-LARGA?
Abraços,
Luciano Malpelli
KD A BANDA-LARGA?
============================
Matéria publicada no site da Camara Municipal de Indaiatuba.
Release n° : 072/2011
Redação : Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI
Publicado em : 24/8/2011
http://www.camaraindaiatuba.sp.gov.br/noticias/listmat.asp?id=11072
Os vereadores que compõem a Comissão de Representação para apurar questões relativas à Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) e Telefônica realizaram a última reunião antes da entrega do relatório final, que conclui os trabalhos da Comissão.
A reunião aconteceu no final da tarde de segunda-feira, dia 22, e estiveram presentes os vereadores Dr. Luiz Carlos Chiparine, Bruno Arevalo Ganem, Hélio Alves Ribeiro, Dr. Helton Antônio Ribeiro, Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira, Osmar Ferreira Bastos e Dr. Túlio José Tomass do Couto. Os vereadores receberam o Gerente Regional de Assuntos Institucionais da Telefônica, Waldomiro De Gobbi Júnior, que apresentou dados sobre o plano de melhorias adotado pela empresa de telefonia para sanar os principais problemas enfrentados pela população.
O Plano de Obras Unificado aplicado pela empresa segue a topologia da rede externa, com ações como redisposição de poste com a regularização da rede após substituição de poste pelas companhias de energia elétrica, instalação de transdutores de pressão para monitoramento remoto dos cabos, substituição de máquinas de pressurização, manutenção em aterramento, carcaça, baterias e módulos de armários ópticos, reagrupamento dos fios e troca de blocos dos armários metálicos e substituição de lances de cabos subterrâneos com descarga elétrica.
Para o presidente da Câmara, vereador Dr. Luiz Carlos Chiaparine, as reuniões com representantes da CPFL e da Telefônica foram proveitosas. “Estamos em fase de finalização do relatório da Comissão e os trabalhos surtiram o efeito desejado”, destaca. “Com relação à CPFL, na semana passada a gente já conseguiu retomar os pontos de pagamento junto com as lotéricas, e a empresa também aumentou os locais de pagamento em comércio, com previsão para implantar um novo sistema para conseguir fazer o pagamento em caixas de supermercado. Também foram sanados alguns problemas que estavam ocorrendo com a distribuição de energia na cidade”.
Sobre a Telefônica, Dr. Chiaparine aponta as principais medidas que a empresa está tomando para resolver os problemas, porém, lembra que com relação ao serviço de internet de banda larga denominado Speedy, o impasse continua. “Muita gente pergunta sobre isso, mas o Speedy é uma tecnologia na qual a Telefônica não vai mais investir, por ser um sistema que não é mais viável. Tem previsão de aumentar um pouco em alguns bairros da cidade, mas a empresa está estudando um novo modelo de distribuição de banda larga. A obrigação da Telefônica conforme o contrato de concessão com o governo é prestar o serviço de telefonia fixa, já a aplicação do Speedy fica a critério da empresa de colocar ou não em algumas regiões. É por isso que alguns bairros da cidade têm o serviço e outras regiões não”.
O Gerente da Telefônica também apresentou dados sobre furtos de cabos telefônicos, que apenas em Indaiatuba neste ano já atinge 11.899 metros, e 114.190 em toda Região Metropolitana de Campinas. “Isso traz uma série de prejuízos para a comunidade, por isso a Comissão vai estudar de apresentar um projeto de Lei para regulamentar a compra e venda de cobre aqui no município”, comenta Dr. Chiaparine.
A compreensão do texto abaixo indica que há uma passividade inexplicável quando o assunto é banda-larga.
Deixamos aqui então duas perguntas:
1ª) E aí? Alguma ação concreta, como buscar solução com outras operadoras, cadastrar no Plano Nacional de Banda-larga?
2ª) KD ABANDA-LARGA?
Abraços,
Luciano Malpelli
KD A BANDA-LARGA?
============================
Matéria publicada no site da Camara Municipal de Indaiatuba.
Release n° : 072/2011
Redação : Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI
Publicado em : 24/8/2011
http://www.camaraindaiatuba.sp.gov.br/noticias/listmat.asp?id=11072
Os vereadores que compõem a Comissão de Representação para apurar questões relativas à Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) e Telefônica realizaram a última reunião antes da entrega do relatório final, que conclui os trabalhos da Comissão.
A reunião aconteceu no final da tarde de segunda-feira, dia 22, e estiveram presentes os vereadores Dr. Luiz Carlos Chiparine, Bruno Arevalo Ganem, Hélio Alves Ribeiro, Dr. Helton Antônio Ribeiro, Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira, Osmar Ferreira Bastos e Dr. Túlio José Tomass do Couto. Os vereadores receberam o Gerente Regional de Assuntos Institucionais da Telefônica, Waldomiro De Gobbi Júnior, que apresentou dados sobre o plano de melhorias adotado pela empresa de telefonia para sanar os principais problemas enfrentados pela população.
O Plano de Obras Unificado aplicado pela empresa segue a topologia da rede externa, com ações como redisposição de poste com a regularização da rede após substituição de poste pelas companhias de energia elétrica, instalação de transdutores de pressão para monitoramento remoto dos cabos, substituição de máquinas de pressurização, manutenção em aterramento, carcaça, baterias e módulos de armários ópticos, reagrupamento dos fios e troca de blocos dos armários metálicos e substituição de lances de cabos subterrâneos com descarga elétrica.
Para o presidente da Câmara, vereador Dr. Luiz Carlos Chiaparine, as reuniões com representantes da CPFL e da Telefônica foram proveitosas. “Estamos em fase de finalização do relatório da Comissão e os trabalhos surtiram o efeito desejado”, destaca. “Com relação à CPFL, na semana passada a gente já conseguiu retomar os pontos de pagamento junto com as lotéricas, e a empresa também aumentou os locais de pagamento em comércio, com previsão para implantar um novo sistema para conseguir fazer o pagamento em caixas de supermercado. Também foram sanados alguns problemas que estavam ocorrendo com a distribuição de energia na cidade”.
Sobre a Telefônica, Dr. Chiaparine aponta as principais medidas que a empresa está tomando para resolver os problemas, porém, lembra que com relação ao serviço de internet de banda larga denominado Speedy, o impasse continua. “Muita gente pergunta sobre isso, mas o Speedy é uma tecnologia na qual a Telefônica não vai mais investir, por ser um sistema que não é mais viável. Tem previsão de aumentar um pouco em alguns bairros da cidade, mas a empresa está estudando um novo modelo de distribuição de banda larga. A obrigação da Telefônica conforme o contrato de concessão com o governo é prestar o serviço de telefonia fixa, já a aplicação do Speedy fica a critério da empresa de colocar ou não em algumas regiões. É por isso que alguns bairros da cidade têm o serviço e outras regiões não”.
O Gerente da Telefônica também apresentou dados sobre furtos de cabos telefônicos, que apenas em Indaiatuba neste ano já atinge 11.899 metros, e 114.190 em toda Região Metropolitana de Campinas. “Isso traz uma série de prejuízos para a comunidade, por isso a Comissão vai estudar de apresentar um projeto de Lei para regulamentar a compra e venda de cobre aqui no município”, comenta Dr. Chiaparine.
Assinar:
Postagens (Atom)
Sinal ruim de internet? Só para relaxar...
Um momento de mistura entre a atual situação politica e a qualidade ruim do sinal de internet no Brasil... divirta-se! (Imagem obtida de enc...
-
Abrimos novamente o espaço do KD A BANDA-LARGA? para uma ação de utilidade pública. Estamos, a pedido do SENAI/Indaiatuba, divulgando a ofe...
-
Olá, Alguns internautas tem nos perguntado sobre como elaborar um abaixo-assinado para requerer os serviços de banda-larga e TV a cabo, v...
-
O internauta Diego avisa que a VIVO já começou a entregar correspondências avisando da chegada de internet banda-larga por fibra ótica em b...