Olá Pessoal,
Alguns dos nossos internautas já devem ter lido esta matéria publicada na página do site Techtudo em março deste ano mas o KD A BANDA-LARGA? resolveu publicar aqui, na integra, para aqueles que não tiveram esta oportunidade.
O tema é relevante pois é o resultado de uma pesquisa oficial da ANATEL, da qualidade percebida pelos usuários deste serviço. Ao final você terá uma lista com os percentuais obtidos pelas melhores operadoras do Brasil.
Boa leitura e, se der, deixe o seu comentário.
Grande abraço!
Luciano Malpelli
KD A BANDA-LARGA?
(Foto: Reprodução/Pond5)
A Anatel divulgou na última terça-feira (13) a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da banda larga fixa referente ao ano de 2017. O estudo é feito com os próprios clientes e mostrou que as telecoms regionais prestam um serviço melhor do que as empresas a nível nacional. A melhor operadora é a Cabo Telecom, que atua no Nordeste, com 7,64 de média em uma escala que vai de 0 a 10. Já a pior é a Sky, com 5,38 pontos.
O nível de satisfação dos clientes com o serviço de banda larga fixa vem caindo com o passar dos anos. Em 2015, a média referente a todas as operadoras bateu 6,53 pontos. Em 2016, passou para 6,26 pontos. Já em 2017, a Anatel registrou uma nova queda, atingindo 6,23.
Como a pesquisa é realizada?
O estudo é feito em todos os estados brasileiros com os clientes de operadoras que tenham no mínimo 10 mil assinantes. Ao todo, foram 22.742 entrevistados por telefone entre agosto e dezembro de 2017. Serviram de amostra usuários da Oi, Vivo e Net (atuantes em quase todo o território nacional), TIM Live (RJ e SP), Sky (AM, CE, DF, GO, MA, MG, PA, RN e SP), Algar Telecom (MG e SP), Cabo Telecom (RN), Sercomtel (PR) e Brisanet (CE e RN).
Os clientes são convidados a responderem um questionário que avalia uma série de indicadores, desde a velocidade e estabilidade da conexão, até questões relacionadas ao atendimento, soluções de problemas e cobrança. Não é levado em consideração questões técnicas – apenas a opinião dos usuários entrevistados.
Banda larga fixa: pior serviço
O levantamento constatou que a banda larga fixa é o pior serviço de telecomunicação do Brasil, de acordo com a percepção dos clientes. A Internet por cabo está atrás da telefonia móvel pré (6,83) e pós-paga (6,99), telefonia fixa (6,92) e TV por assinatura (6,93). Dos serviços, apenas a telefonia móvel teve um aumento no nível de satisfação entre 2016 e 2017.
Saldo positivo
A Vivo e Oi foram as únicas operadoras de banda larga fixa que tiveram saldo positivo em relação a 2016. A Vivo teve um aumento um pouco mais expressivo, passando de 6,13 para 6,38, um acréscimo 0,25 pontos – foi a única que melhorou em todos os indicativos. Já Oi teve 0,5 pontos a mais no nível de satisfação geral, a média entre todos os quesitos avaliados.
Maiores quedas
A Sercomtel e a Sky tiveram as maiores quedas no nível de satisfação geral. A Sercomtel diminuiu 0,71 pontos em relação a 2016. Já a Sky teve 0,43 pontos a menos.
A Sky, que disponibiliza Internet por cabo através da rede 4G, ficou na última posição em quase todos os estados onde atua. Apenas no Ceará a Oi teve uma avaliação pior.
Por estado
O levantamento também fez um recorte que separou as melhores operadoras de cada estado, de acordo com os próprios clientes. Confira na lista abaixo. Quando houver mais de uma opção, é porque elas empataram em primeiro lugar pela margem de erro.
AC: NET (6,96)
AL: Vivo (7) e NET (6,83)
AM: NET (6,63)e Oi (6,33)
AP: Oi (5,99)
BA: NET (6,6)
CE: Brisanet (7,24)
DF: Vivo (6,45) e NET (6,32)
ES: NET (6,58), Oi (6,28) e Vivo (6,23)
GO: Vivo (6,23) e NET (6,16)
MA: NET (7,45)
MG: NET (6,38) , Algar (6,35) e Vivo (6,33)
MS: NET (6,82)
MT: NET (6,88)
PA: NET (6,98)
PB: NET (6,75) e Vivo (6,66)
PE: NET (6,63) e Vivo (6,55)
PI: NET (7,2)
PR: Sercomtel (6,87), Vivo (6,52) e NET (6,48)
RJ: TIM (7,71)
RN: Cabo Telecom (7,64)
RO: NET (6,88)
RR: Oi (5,68)
RS: NET (7,04)
SC: Vivo (6,71) e NET (6,61)
SE: NET (6,92) e Vivo (6,73)
SP: TIM (7,41)
TO: NET (7,05)
As melhores operadoras do Brasil
As operadoras que atuam em muitos estados tiveram notas mais baixas em relação aos provedores regionais. A Cabo Telecom que atua apenas no Rio Grande do Norte ficou na primeira posição no ranking. A Tim Live, presente apenas no Rio de Janeiro e São Paulo, ficou na segunda colocação, com 7,54 de média. A medalha de bronze ficou com a Brisanet, presentes apenas em dois estados do nordeste (CE e RN).
Cabo Telecom: 7,64
TIM Live: 7,54
Brisanet: 7,28
Sercomtel: 6,87
NET: 6,43
Algar: 6,39
Vivo: 6,38
Oi: 5,67
Sky: 5,38
(Fonte: techtudo.com.br - Por Gabriel Ribeiro16/03/2018 Atualizado 30/07/2018 13h35)