quinta-feira, 1 de novembro de 2012

COMEÇA HOJE: OBRIGATÓRIO 20% DE VELOCIDADE MINIMA NA SUA BANDA-LARGA CONTRATADA.


Olá,

Hoje começa a exigência das operadoras de banda-larga/internet em entregar o minimo de 20% da velocidade contratada. Vou repetir: 20%!!!
Isso para nós parece brincadeira, já que o consumidor que pagar por 10 Megas e receber só 2 Megas não terá direito de reclamar.
Claro que já era pior (era exigido só 10%), mas se a ANATEL investiu tempo e dinheiro para mudar, porque limitou-se a apenas 20%?
Lobby? Poder Econômico? Quem sabe?
Leiam a matéria de copiamos abaixo, que foi publicada no site da Folha de S. Paulo online, hoje 01-11-2012.
Nosso blog fez o teste hoje e a operadora NET estava acima deste limite, mas fique atento, pois depende muito do horário de pique e excesso de uso do fluxo de dados (recomendamos fazer o teste em vários horários do dia e da noite).
Façam os seus testes....

Grande abraço,

KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli
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Anatel exige 20% da velocidade da internet a partir de hoje; veja como medir

Atualizado às 11h30.DE SÃO PAULO

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) passa a exigir a partir desta quinta-feira que as empresas entreguem, no mínimo, 20% da velocidade contratada pelos usuários de internet.
A Anatel indica o site Brasil Banda Larga para que os clientes façam testes do serviço que contrataram e vejam se estão recebendo a velocidade exigida.

A ação faz parte de uma ofensiva da agência para melhorar a qualidade dos serviços de banda larga no país e deve seguir o cronograma abaixo, que vai até 2014.
PrazoTaxa de Transmissão Instantânea (download e upload)Taxa de Transmissão Média (download e upload)
A partir de novembro de 201220% da taxa de transmissão máxima contratada60% da taxa de transmissão máxima contratada
A partir de novembro de 201330% da taxa de transmissão máxima contratada70% da taxa de transmissão máxima contratada
A partir de novembro de 201440% da taxa de transmissão máxima contratada80% da taxa de transmissão máxima contratada
Além de aumentar a exigência, a Anatel está realizando um mapeamento da qualidade da banda larga em todo o Brasil.
As medições permitirão a avaliação das prestadoras com mais de 50 mil acessos. São elas: Oi, NET, Vivo, GVT, CTBC, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.
Na segunda-feira (29), a agência começou a enviar os aparelhos para medição da qualidade da banda larga fixa para usuários de Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Os primeiros a receber os equipamentos --batizados de whitebox-- foram os voluntários do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais, Estados com o maior número de inscritos no programa que já realizaram o teste de velocidade.
Com as medições, a Anatel reunirá informações para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço. Ainda há necessidade de voluntários em todos os Estados.
Quem não for escolhido agora poderá ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, já que, anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários.
INSCRIÇÃO
Para participar do projeto, o voluntário deve se inscrever no site Brasil Banda Larga.
Em seguida, deve fazer o teste de velocidade da conexão, conforme as orientações encaminhadas, por e-mail, pela entidade aferidora da qualidade.
De acordo com a Anatel, é fundamental que o teste seja realizado a partir de um computador ligado à internet por meio da conexão informada durante a inscrição.
Os usuários que cumprirem essa etapa e aceitarem os termos e condições do projeto participam de sorteio para a escolha dos voluntários que receberão o whitebox.
Caso não receba e-mail com link para o teste de velocidade, o usuário deve verificar sua caixa de spam ou entrar em contato com a EAQ pelo endereço suporte@brasilbandalarga.com.br.
Os selecionados para participar do programa não terão qualquer ônus para a instalação dos equipamentos e não serão remunerados pelo serviço.
Uma vez instalado, basta ligar o equipamento de medição ao modem ou ao roteador e deixá-lo funcionando.
Segundo a Anatel, o equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário.
Além de colaborar para a aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.
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sexta-feira, 26 de outubro de 2012

KD A BANDA-LARGA? participa de reunião com vice-prefeito e GVT em Indaiatuba

Olá,
Nesta quarta-feira (24/10/12) a convite do vice-prefeito de Indaiatuba, Dr. Antonio Carlos Pinheiro, o blog KD A BANDA-LARGA? participou da reunião com diretores da empresa GVT, que fornece serviços de internet banda-larga fixa, telefonia e tv a cabo em várias regiões do Brasil. Esteve presente também a Secretaria de Desenvolvimento da cidade.
O encontro serviu para que a GVT apresentasse, de forma institucional, o interesse em expandir os seus serviços nesta cidade, assim como obter um canal de comunicação técnica entre os profissionais da empresa e as Secretarias (Obras, Engenharia, etc) da prefeitura de Indaiatuba.

Inicio de tudo
Lembrando que a presença da GVT na cidade está diretamente ligada às ações que este blog fez, a pedido e junto com os munícipes moradores da região de Itaici e de empresas instaladas nas áreas industriais, cuja movimentação resultou em reuniões e trocas de informações com a empresa no inicio de 2012.

Regiões que poderão ser atendidas
Apesar dos nossos diversos questionamentos, não foi possível obter a relação das regiões/bairros que poderão ser atendidas pelos serviços da GVT, já que, segundo os seus representantes, tratá-se de informação confidencial e estratégia de mercado que não poderão ser divulgadas neste momento.
Desta forma, não há confirmação de que sejam contemplados os bairros de Itaíci ou os Distritos Industriais no inicio dos processos, caso a empresa faça investimentos na cidade.

Viabilidade Técnica e Financeira
Os estudos de viabilidade técnica e financeira começarão efetivamente a partir deste mês de novembro e dependerão destes resultados para que a diretoria da empresa decida se ofertará ou não seus serviços em nossa cidade.

Pelo visto tudo é possível...ou não. Aguardaremos as próximas informações!
Até lá pessoal, vamos continuar a perguntar:
KD A BANDA-LARGA Indaiatuba, Itaici, Distrito Industrial, Boa Vista, Por do Sol, etc, etc..?

Abraços,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli

terça-feira, 23 de outubro de 2012

ALERTA DO IDEC: Plano de banda larga pode enganar!

Olá, 
É sempre bom ficarmos atentos às propagandas das operadoras, independente da oferta ou promoção veiculada nas mídias nacionais.
Este levantamento foi feito pelo Inst. de Defesa do Consumidor para as conexões sem fio (3G).
Custo alto e baixa velocidade é algo que continua sendo percebido à olhos nús.
Fique atento!
Leiam a reportagem abaixo.
Abraços,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli
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Extraido do site: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1195635

O levantamento analisou os planos das quatro principais operadoras do País: Claro, Oi, Tim e Vivo
São Paulo. Os planos pré e pós-pagos de banda larga de terceira geração (3G) oferecidos pelas operadoras de telefonia omitem condições de contratação que podem enganar os consumidores, concluiu pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), organizada em parceria com o Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC). Além disso, os sites e as centrais de atendimento divergem na prestação de informações sobre os pacotes.

O levantamento analisou os planos de internet de banda larga móvel para celular e modem das quatro principais operadoras do País: Claro, OI, TIM e Vivo. Segundo o levantamento, as páginas virtuais das empresas deixam a desejar no fornecimento de informações importantes para o consumidor sobre o serviço. A situação mais grave diz respeito à redução da velocidade contratada após o término da franquia de dados, que pode ser cortada drasticamente nos planos ditos "ilimitados", diz o Idec.

Velocidade comprometida

"As empresas dão esse nome (ilimitado) aos pacotes e aos planos em que o acesso à internet não é bloqueado após a franquia de dados se esgotar e nem há cobrança por tráfego excedente. Mas eles têm a velocidade reduzida em proporção que, em muitos casos, compromete a navegação", afirma a advogada do Idec Veridiana Alimonti, coordenadora da pesquisa. Segundo ela, tal denominação induz o consumidor a erro e pode configurar propaganda enganosa.

De acordo com a pesquisa do Idec, a TIM em sua oferta de seu plano pós-pago Liberty Web Smart, promete que o consumidor pode "navegar à vontade", porém o plano tem um limite de tráfego de 300 MB. Após isso, a velocidade é reduzida para 50 Kbps. No caso da Claro, não é informado na página dos planos pré para celular sobre a redução da velocidade, apenas na seção de perguntas frequentes, "mas nem aí é dito quanto será diminuído", afirma.

O levantamento constatou no caso da Vivo que uma ligação à central de atendimento, a partir de São Paulo, informou que a velocidade nos pacotes pré e pós cai para 168 kbps e que o valor excedente no pós-pago é sempre de R$ 0,10. Em Mato Grosso do Sul, o atendente disse que a velocidade não é reduzida e nem há cobrança pelo tráfego excedente. No entanto, nenhuma destas informações batem com o que é informado no site da operadora.

Cobrança de excedentes

O Idec ressalta que, além da frustração com a redução da velocidade do plano de banda larga móvel, a cobrança excedente pelo tráfego pode trazer prejuízos financeiros aos consumidores. "O consumo de dados na navegação é muito rápido e isso dificulta o controle. O custo de R$ 0,40 por MB parece pouco, mas a conta no fim do mês pode assustar o consumidor", diz Veridiana.

Segundo o Idec, o cliente tem o direito de ter à sua disposição um recurso para acompanhar, em tempo real, o tráfego de dados ao longo do mês, como determina o regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A pesquisa verificou que, no caso da Claro e da OI, é possível consultar o consumo da franquia de dados pelo site, enquanto a Vivo informa via mensagens de texto. Quanto à TIM, não foi identificada nenhuma ferramenta para isso.

Cobertura

Outro problema está na falta de informações sobre a cobertura em algumas regiões. A Anatel determina que as operadoras disponibilizem em seu site mapas das áreas cobertas, separados por tecnologia. No entanto, apenas a Claro e a Vivo cumprem a regra. A TIM não fornece o mapa detalhado da área, informando a cobertura por bairro. Do mesmo modo, a OI só declara se determinado CEP tem cobertura sem apresentar mapa relativo ao endereço. O Idec ressaltou que as operadoras deverão adequar os contratos e os anúncios, assim como a própria prestação do serviço, até dia 1.º de novembro, quando entram em vigor as regras do regulamento de qualidade do setor, que estabelecem metas de cumprimento da velocidade anunciada.

O outro lado

Em relação ao atendimento, a OI afirmou, em nota, que prepara ações estruturantes, capazes de tornar a operação de atendimento compatível com as expectativas de seus clientes. A Telefônica/Vivo disse, sobre o levantamento, que já prestou esclarecimentos formais ao Idec de cada um dos pontos levantados pelo instituto e que as informações existentes nos contratos estão em conformidade com a legislação vigente e as normas da Anatel. A TIM informou, em relação ao atendimento ao consumidor, que foram "falhas pontuais do consultor de atendimento" e não refletem o trabalho que a empresa desenvolve. Sobre o site, a empresa esclarece que alguns dos apontamentos "já haviam sido atualizados" e outros serviram como "oportunidade de melhoria". Em nota, a Claro informou que todos os pontos citados na pesquisa estão sendo avaliados pela operadora, que está tomando as medidas cabíveis.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1195635

domingo, 30 de setembro de 2012

Voluntários para medição de qualidade da banda larga terão de fazer teste no site da EAQ!


Segunda etapa do processo de seleção de voluntários deverá ser feito a partir de um computador online por meio da conexão informada durante a inscrição
Os usuários de banda larga fixa que se inscreveram para participar do programa de medição da qualidade do serviço devem fazer o teste de velocidade (speed test) de suas conexões, conforme orientações encaminhadas, por e-mail, pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). As informações são de comunicado da Anatel nesta sexta (28).
Esse teste - a segunda etapa do processo de seleção de voluntários - deve ser feito, obrigatoriamente, a partir de um computador ligado à internet por meio da conexão informada durante a inscrição. Não é possível, por exemplo, que o usuário se inscreva para medir a qualidade da banda larga de sua casa e tente fazer o teste em seu local de trabalho: os dados não serão validados. 
Caso ainda não tenha recebido qualquer contato, o usuário deve verificar sua caixa de spam ou entrar em contato com a EAQ pelo e-mail suporte@brasilbandalarga.com.br
Com a validação dos dados no speed test, o usuário é considerado apto a participar do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa e, a partir daí, fará parte de um sorteio para a seleção dos voluntários que receberão o "whitebox" - aparelho que fará a medição. Quem não for escolhido agora, poderá ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, já que, anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários. 
Podem participar todos os usuários - pessoas físicas ou jurídicas - que tenham contrato de prestação de serviço de banda larga fixa em seu nome; apenas funcionários das empresas analisadas não poderão ser voluntários.
Não há data limite para o cadastro, que pode ser feito pelo portal www.brasilbandalarga.com.br. O plano distribui voluntários por Unidade da Federação, por prestadora e por faixa de velocidade contratada, de modo a verificar a qualidade do serviço prestado aos diferentes perfis de usuário. Em todo o País, serão selecionadas 12 mil pessoas.
Medição gratuita
Os serviços da EAQ serão gratuitos. Para participar do projeto, não são necessários conhecimentos avançados de informática: basta ligar o equipamento de medição ao modem ou ao roteador e deixá-lo funcionando. O equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário, diz a Anatel. Além de colaborar para a aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.

Entenda o processo
As medições da qualidade da banda larga serão feitas em cumprimento à Resolução 574/2011 da Anatel e os primeiros resultados devem ser divulgados pela Agência em dezembro deste ano. A metodologia e os procedimentos referentes às medições foram definidos pelo Grupo de Implantação de Processos de Aferição da Qualidade (GIPAQ), grupo de trabalho coordenado pela Anatel com participação de representantes das prestadoras, da Entidade Aferidora da Qualidade e de entidades convidadas, como o CGI.Br e o Inmetro. Serão monitorados indicadores como velocidades de upload e de download, latência, variação da latência (ou jitter) e perda de pacotes. (fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/09/28/voluntarios-para-medicao-de-qualidade-da-banda-larga-terao-de-fazer-teste/)
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Nós já fizemos e a velocidade está de acordo com o contratado. Faça você também! Colabore!

Grande Abraço,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

NET confirma disponibilidade de sinal de banda-larga para o Condomínio da Lagoa / Indaiatuba-SP

Olá,
Recebemos hoje (28) informações confiáveis de que a operadora NET estará disponibilizando os sinais de banda-larga, Telefone fixo e TV a cabo para os moradores do Condômino da Lagoa, localizado às margens do Parque Ecológico.
O Condomínio da Lagoa fica ao lado do Condomínio das Palmeiras, que já tem o cabeamento ativo pela operadora.
A promessa é para inicio das ações em 20 dias. Sem dúvida uma boa notícia!
Passo-a-passo, devagar e sempre, estamos alcançando áreas antes não atendidas. Resultado de um trabalho da comunidade, de pessoas realmente comprometidas e da colaboração das operadoras.
Esperamos que a promessa também se confirme, para que possamos deixar de perguntar, pelo menos neste local, KD A BANDA-LARGA?
E, para quem não acredita que vale a pena buscar soluções de forma integra, sem agressões e sem acusações, aqui está uma prova de que isso é possível.

Grande abraço,
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli

terça-feira, 25 de setembro de 2012

PRÓXIMO AOS 20.000 ACESSOS, O KD A BANDA-LARGA? DEFINE NOVAS REGRAS PARA POSTAGENS DE COMENTÁRIOS NO BLOG!

Olá Caros Seguidores,
 
Estamos chegando a 20.000 acessos em nosso blog, em um crescente espantoso.
Para alguns internautas pode parecer pouco, mas para um blog que foi criado para tratar de um ítem quase que exclusivamente local (a falta de banda-larga em várias regiões da cidade de Indaiatuba/SP), é muito importante para nós, pois já representa cerca de 10% da população.
Em função deste número e também dos centenas de comentários aqui postados, alguns até ofensivos na sua forma escrita e com seus autores não identificados, deixaremos a partir de agora, de publicar qualquer comentário que não esteja assinado pelo internauta, além de passar pela moderação do blog (o internauta poderá enviar o comentário como "anônimo", mas para ser publicado deverá constar NOME e SOBRENOME do emitente).
Desta forma, segundo os especialistas consultados, estaremos salvaguardando os interesses dos editores, dos seguidores e dos usuários deste blog, podendo assim dar continuidade aos propósitos iniciais, já declarados em nossa pagina.
Contamos com a sua compreensão, assim como com a sua valiosa colaboração.
Continuem acessando e postando os seus comentários!
 
Obrigado a todos!
 
KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Internet deverá ter média de 60% da velocidade contratada.


A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (10), durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que o governo vai cobrar maior qualidade das empresas que prestam serviço de banda larga no país.
De acordo com a presidente, a partir de outubro, as empresas serão obrigadas a fornecer, em média, 60% da velocidade de internet contratada. Atualmente, disse Dilma, há casos em que os consumidores têm recebido apenas 10% da velocidade de rede que pagam para ter acesso.
Essa exigência de qualidade no serviço vai aumentar e, até 2014, as empresas terão que oferecer, em média, 80% da velocidade contratada ao dia.
Assim, se um consumidor paga por 10 mega em uma banda larga, ele deverá receber, ao longo do dia, uma média de 6 mega de velocidade até outubro e 8 mega até 2014.
Para fazer as empresas cumprirem essas metas, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a cadastrar voluntários para medir as velocidades e a estabilidade das conexões. Eles vão receber pequenos aparelhos que deverão ser conectados à rede de internet para mensurar os dados.
Segundo Dilma, 12 mil voluntários serão sorteados. Com isso, o governo pretende fazer um mapa sobre como está funcionando a internet no Brasil. Segundo Dilma, o país tem atualmente 78 milhões de conexões de banda larga, sendo que 59 milhões são de internet móvel, como celulares e computadores portáteis. As outras 19 milhões de conexões são em banda larga fixa.
A inscrição dos voluntários deve ser feita pelo site da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) (clique aqui para acessar). A presidente também citou o Plano Nacional de Banda Larga, que pretende levar internet rápida e barata para as famílias brasileiras.

fonte: Portal g1.globo.com/politica

Sinal ruim de internet? Só para relaxar...

Um momento de mistura entre a atual situação politica e a qualidade ruim do sinal de internet no Brasil... divirta-se! (Imagem obtida de enc...