quinta-feira, 1 de novembro de 2012

COMEÇA HOJE: OBRIGATÓRIO 20% DE VELOCIDADE MINIMA NA SUA BANDA-LARGA CONTRATADA.


Olá,

Hoje começa a exigência das operadoras de banda-larga/internet em entregar o minimo de 20% da velocidade contratada. Vou repetir: 20%!!!
Isso para nós parece brincadeira, já que o consumidor que pagar por 10 Megas e receber só 2 Megas não terá direito de reclamar.
Claro que já era pior (era exigido só 10%), mas se a ANATEL investiu tempo e dinheiro para mudar, porque limitou-se a apenas 20%?
Lobby? Poder Econômico? Quem sabe?
Leiam a matéria de copiamos abaixo, que foi publicada no site da Folha de S. Paulo online, hoje 01-11-2012.
Nosso blog fez o teste hoje e a operadora NET estava acima deste limite, mas fique atento, pois depende muito do horário de pique e excesso de uso do fluxo de dados (recomendamos fazer o teste em vários horários do dia e da noite).
Façam os seus testes....

Grande abraço,

KD A BANDA-LARGA?
Luciano Malpelli
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Anatel exige 20% da velocidade da internet a partir de hoje; veja como medir

Atualizado às 11h30.DE SÃO PAULO

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) passa a exigir a partir desta quinta-feira que as empresas entreguem, no mínimo, 20% da velocidade contratada pelos usuários de internet.
A Anatel indica o site Brasil Banda Larga para que os clientes façam testes do serviço que contrataram e vejam se estão recebendo a velocidade exigida.

A ação faz parte de uma ofensiva da agência para melhorar a qualidade dos serviços de banda larga no país e deve seguir o cronograma abaixo, que vai até 2014.
PrazoTaxa de Transmissão Instantânea (download e upload)Taxa de Transmissão Média (download e upload)
A partir de novembro de 201220% da taxa de transmissão máxima contratada60% da taxa de transmissão máxima contratada
A partir de novembro de 201330% da taxa de transmissão máxima contratada70% da taxa de transmissão máxima contratada
A partir de novembro de 201440% da taxa de transmissão máxima contratada80% da taxa de transmissão máxima contratada
Além de aumentar a exigência, a Anatel está realizando um mapeamento da qualidade da banda larga em todo o Brasil.
As medições permitirão a avaliação das prestadoras com mais de 50 mil acessos. São elas: Oi, NET, Vivo, GVT, CTBC, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.
Na segunda-feira (29), a agência começou a enviar os aparelhos para medição da qualidade da banda larga fixa para usuários de Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Os primeiros a receber os equipamentos --batizados de whitebox-- foram os voluntários do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais, Estados com o maior número de inscritos no programa que já realizaram o teste de velocidade.
Com as medições, a Anatel reunirá informações para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço. Ainda há necessidade de voluntários em todos os Estados.
Quem não for escolhido agora poderá ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, já que, anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários.
INSCRIÇÃO
Para participar do projeto, o voluntário deve se inscrever no site Brasil Banda Larga.
Em seguida, deve fazer o teste de velocidade da conexão, conforme as orientações encaminhadas, por e-mail, pela entidade aferidora da qualidade.
De acordo com a Anatel, é fundamental que o teste seja realizado a partir de um computador ligado à internet por meio da conexão informada durante a inscrição.
Os usuários que cumprirem essa etapa e aceitarem os termos e condições do projeto participam de sorteio para a escolha dos voluntários que receberão o whitebox.
Caso não receba e-mail com link para o teste de velocidade, o usuário deve verificar sua caixa de spam ou entrar em contato com a EAQ pelo endereço suporte@brasilbandalarga.com.br.
Os selecionados para participar do programa não terão qualquer ônus para a instalação dos equipamentos e não serão remunerados pelo serviço.
Uma vez instalado, basta ligar o equipamento de medição ao modem ou ao roteador e deixá-lo funcionando.
Segundo a Anatel, o equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário.
Além de colaborar para a aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.
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6 comentários:

  1. Luciano, bom dia!
    Hoje realizei protocolo de reclamação na VIVO e já me preparei para adotar as providências junto à ANATEL - órgão regulador do setor, tendo em vista que o Speedy em meu bairro (Helvetia) descumpre frontalmente tanto a antiga quanto, principalmente, a nova regulamentação de velocidade em patamares que devem atingir os 20% contratados em 95% das medições. O meu VIVO Speedy é o de 2Mbps e as velocidades aqui, quando muito, atingem os 170kbps em horários de pouquíssimo tráfego. A média, porém, é de 100kbps.
    Solicitei providências junto à VIVO no tocante ao cumprimento da oferta como determina o direito regulatório ou, alternativamente, o abatimento no preço referente ao serviço contratado. O prazo para resposta é o de elásticos 10 dias úteis, ao cabo do qual formalizarei a reclamação na ANATEL.
    Caso tudo fracasse - como eu já prevejo que ocorrerá - elaborarei uma minuta de petição inicial para ser distribuída nos Juizados Especiais Cíveis exigindo o cumprimento forçado da oferta ou o abatimento proporcional no preço (ação estimatória). Esse é o único meio legítimo que temos à disposição para fazer valer, em última análise, o direito do consumidor e pressionar de modo significativo as operadoras renitentes em descumprir a regulação imposta.
    Assim que tiver novidades eu comunico! Parabéns pelo serviço!

    Abraços,
    Caetano Manfrini.





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    1. Olá Caetano Manfrini,

      Muito importante estes esclarecimentos.
      Ficam aqui as dicas para os nossos seguidores....

      Abraços,
      KD A BANDA-LARGA?
      Luciano Malpelli

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  2. Luciano meu nome é daniel
    bom nesse post você disse que apartir do dia 1 de novembro a minha velocidade de dowload seria 20% a mais mais continua em 100kbps não sai disso.Como fasso pra conseguir mais, pois tenho 1MB da Speedy aqui em Itaici (depois de 2 anos de luta consegui) e recebo 1MB certinho, mais queria os 20% de velocidade na minha conexão!!! Como fasso pra conseguir ?

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    1. Olá Daniel,
      Na verdade não sou eu que disse isso (rs), é uma nova norma da Agencia Nacional de Telecomunicações - ANATEL que começou a vigorar este mes.
      Por favor, leia o comentário do Caetano Manfrini logo acima. Ele tem o mesmo problema que voce. Quem sabe as dicas dele não te ajudam?
      Faça contato com ele (use este espaço, se preferir).
      Abraços,
      KD A BANDA-LARGA?
      Luciano Malpelli

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  3. Em razão de minhas reclamações, a VIVO está se desdobrando aqui na minha região. Já recebi inclusive ligações de uma técnica da ANATEL. Nesse instante há outro técnico do VIVO Speedy aqui na rua (pois a linha telefônica foi desligada nessa "brincadeira" toda). Cogitaram downgrade de velocidade - o que sabidamente não resolveria - entre outras coisas.
    Quando tiver novidades aviso...

    Caetano Manfrini.

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    1. Olá Caetano Manfrini,
      Incrível como as operadoras se preocupam mais quando há a intervenção da ANATEL (que ajuda mas não resolve).
      Parabéns pelas suas iniciativas e seus relatos aqui no KD A BANDA-LARGA? pois, como consumidores, temos o direito e a "obrigação" de buscar resultados positivos para os nossos problemas, que muitas vezes são gerados alheios à nossa vontade.
      Certamente a melhoria (se ocorrer (torcemos para isso - rs)) estenderá para muitos de seus vizinhos que talvez tenham este mesmo problema técnico.
      Continue participando e nos informando.

      Grande abraço,
      KD A BANDA-LARGA?
      Luciano Malpelli

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