sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Mapa testa banda larga no Brasil - Comite Gestor da Internet quer avaliar a sua conexão!

A qualidade da internet brasileira na última milha está sendo mapeada por um novo sistema colaborativo do Comitê Gestor Internet Brasil (CGI.br).
Chamado de Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha (Simet), o projeto realiza testes de velocidade no computador dos usuários e depois os publica em um mapa, sem identificação dos dados pessoais, apenas as medições, que são voluntárias.
Entre os parâmetros estão velocidade e atrasos. Além disso, o site informa ao provedor, assim que tiver dados suficientes, a qualidade do serviço, permitindo que ele atue para melhorar a rede.
O usuário pode informar o CEP de onde está realizando o teste para que o resultado integre o mapa.
No mapa, é apresentada uma escala que varia do vermelho (ruim) ao verde (bom) em todos os indicativos testados.
A intenção é que o mapa seja dinâmico e represente os últimos seis meses de testes no país.
Quem olha de perto os resultados da performance em capitais, como Porto Alegre, percebe que há uma concentração maior de pontos verdes, indicando boas conexões, na comparação com o interior do Rio Grande do Sul.
Uma análise do NIC.br mostrou que o mercado de provimento de acesso no Brasil é altamente concentrado, com praticamente 80% das conexões fixas fornecidas por apenas seis grandes provedores. Outros 1.928 provedores fornecem os 20% restantes.
A atuação dos provedores também é geograficamente concentrada: 43% dos provedores atuam na região Sudeste, enquanto apenas 11% e 6% operam nas regiões Centro-Oeste e Norte, respectivamente.

Acesse o mapa do Simet no link: http://simet.nic.br/mapas/ 

DEPOIS: clique no ícone do lado direito alto da pagina "SIMET Fazer o teste" DEPOIS clique em: "Teste a velocidade de conexão da sua internet" DEPOIS aguarde o resultado.
Coloque também o CEP para formar um histórico dos resultados.

Fonte: http://www.baguete.com.br/noticias/internet/01/12/2011/mapa-testa-banda-larga-no-br

Abraços,
Luciano Malpelli
KD A BANDA-LARGA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não expressam obrigatoriamente a posição deste blog, sendo estes de responsabilidade exclusiva do autor.

Sinal ruim de internet? Só para relaxar...

Um momento de mistura entre a atual situação politica e a qualidade ruim do sinal de internet no Brasil... divirta-se! (Imagem obtida de enc...