domingo, 31 de maio de 2020

70 milhões de usuários de banda-larga tem Internet ruim no Brasil durante o COVID-19

Em tempos de pandemia, o uso da Internet tornou-se uma ferramenta muito importante, não só para trabalhos remotos, os chamados home-office, como também para servir como uma distração e até um alívio que ajudam a suportar estes momentos.
Entretanto, segundo a reportagem do portal da folha.uol, 70 milhões de brasileiros tem acesso precário à internet, e isto estamos falando de meados de 2020.
Vale lembrar que este blog foi criado em 2009 para auxiliar os moradores dos bairros mais distantes do centro de Indaiatuba/SP (nem tão distantes assim, pois o meu bairro está a menos de 5 Km do centro da cidade e a menos de 1 km da sede da prefeitura local e a 200 mts do teatro da cidade).

Naquela época não havia banda-larga, nem fibra-ótica e nem tv a cabo nestes bairros, tudo era feito pelo terrível Speedy da então operadora Telefonica (hoje Vivo) ou, quem podia, apelavam para os horríveis sinais de rádio. Depois de 3 anos de muitas reuniões com as operadoras, conseguimos que as operadoras (Net/Claro, Vivo e GVT) oferecessem enormes investimentos e com isto disponibilizasse o cabeamento em mais de 30 mil residências, ou seja, a quase 250 mil habitantes de Indaiatuba. Se tiver dúvidas, leia as postagens mais antigas aqui neste blog.
Mas o que queremos falar, na verdade, é que depois de 11 anos, pouca coisa mudou para melhor.
Temos muita tecnologia e muitos aplicativos mas também pouca qualidade nas conexões de internet, atingindo mais vigorosamente as pessoas menos favorecidas, ou seja, aquelas que dependem quase que exclusivamente de um pacote de internet para o celular (caro e limitado).
E quando, por força do trabalho o usuário precisa baixar um arquivo e enviar uma planilha mais detalhada, a falta da qualidade de uma conexão de internet aparece como um dos grandes fatores de irritabilidade, aumentando assim a capacidade de enfrentamento ao novo coronavírus e a obediência ao isolamento social.
Se agora está ruim, podem imaginar como era em 2008/2009 quando iniciamos este blog?
Pode parecer piegas, mas acreditamos que, de maneira visionária, pelo bem ou pelo mal, a nossa luta demonstrou que, com voluntariado, civilidade e cidadania, cada um pode fazer a sua parte.

Se desejar ler a reportagem completa, acesse

Deixe o seu comentário...

Grande abraço,
Luciano Malpelli
KD A BANDA-LARGA?

*Foto retirada pa internet: portal techmundo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não expressam obrigatoriamente a posição deste blog, sendo estes de responsabilidade exclusiva do autor.

Sinal ruim de internet? Só para relaxar...

Um momento de mistura entre a atual situação politica e a qualidade ruim do sinal de internet no Brasil... divirta-se! (Imagem obtida de enc...